
Opções não faltam para quem quer curtir São Paulo sem gastar nada (ou quase nada). Confira as nossas sugestões.
São Paulo é uma cidade cheia de vida, com opções de lazer e cultura espalhadas por todos os lados. Com certeza há muito mais do que 53 lugares para conhecer sem gastar nada aqui em São Paulo. A nossa lista conta com alguns dos lugares mais bacanas da cidade, e que você não pode deixar de visitar.
Mirante 9 de Julho
O local é aberto ao público, com entrada gratuita, e tornou-se um ponto turístico da cidade. Muitos já aproveitavam as escadarias para vislumbrar a Avenida que passa por baixo dele e a capital.
Onde: Rua Carlos Comenale, s/n – Bela Vista

Parque Ibirapuera
A famosa “praia” dos paulistanos, o Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade. Seus três lagos artificiais são interligados e ocupam 1,6 milhão de metros quadrados. E, além disso, possui uma série de opções de lazer e esportes para toda a família.
Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10);
Avenida IV Centenário – portões 6 e 7A;
Avenida República do Líbano – portão 7

Centro Cultural São Paulo
É considerado um dos principais espaços culturais da cidade, localizado pertinho da estação Vergueiro. Por lá, você pode curtir um espaço com jardim, biblioteca e outras atividades.
Rua Avanhandava
Pedacinho da Itália no meio da capital, a rua se tornou uma das mais charmosas da cidade depois que o empresário Walter Mancini iniciou os empreendimentos do complexo Famiglia Mancini. Para quem anda pelo centro, vale a pena garantir o registro com as luzes da pequena ruela.
Onde: Rua Avanhandava – Bela Vista

Praça das Artes
Um espaço de música e dança para a requalificação do centro de São Paulo. Pertinho de diversos pontos turísticos da capital, recebe exposições, além de oferecer uma área de ocupação para lazer na região.
Onde: Avenida São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo

Parque da Juventude
Quem visita o Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, pode até se esquecer que naquele espaço um dia existiu um dos maiores complexos penitenciários do país, o Carandiru. Construído no lugar da antiga Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru, o parque foi inaugurado em 2003.
Onde: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru

Os cemitérios mais antigos da cidade
Cemitérios da Consolação e do Araçá guardam túmulos de grandes nomes da história brasileira e esculturas exuberantes. Muito se engana quem pensa que os cemitérios são apenas um local de descanso para os que já se foram. As necrópoles mais antigas de são Paulo conservam uma parte importante da nossa história.
Onde: Rua da Consolação, 1660 – Consolação
Avenida Dr. Arnaldo, 666 – Cerqueira César

Parque Villa Lobos
o Parque Estadual Villa-Lobos é um parque público, localizado em Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros. O espaço abrange uma área de 732 mil m² e possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, além de um bosque com espécies de Mata Atlântica.
Onde: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros

Caixa Cultural
O edifício é um importante exemplar da arquitetura art déco na cidade e é tombado pelo patrimônio municipal. Abriga ainda diferentes espaços expositivos, sala de leitura, sala de oficinas e um auditório, além de manter uma programação permanente de eventos culturais.
Onde: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo

Praça do Pôr do Sol
Um dos lugares mais conhecidos de São Paulo para assistir ao pôr do sol, foi pela sua vista incrível deste momento do dia que recebeu o apelido carinhoso.
Onde: Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros

Beco do Batman
“Escondido” por entre as ruas da Vila Madalena, está o Beco do Batman. A viela recebeu esse nome por causa de um grafite do super-herói da DC que havia por lá. Desde então, tornou-se um ponto turístico por causa das paredes que vivem preenchidas por grafites.
Onde: Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena

Cinemateca Brasileira
Localizada na Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo, a história da cinemateca inicia em 1946, no antigo matadouro municipal de São Paulo. Sua missão mantém-se a mesma desde o início: preservar e difundir a produção audiovisual brasileira.

Parque Ecológico do Tietê
Localizado na zona Leste de São Paulo, o Parque Ecológico do Tietê foi inaugurado no dia 17 de março de 1982, ocupa uma área de 14 milhões de m² nas margens do Rio Tietê, entre os bairros de São Miguel Paulista e o município de Guarulhos.
Onde: Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart

Passagem Literária da Consolação
Sob a rua da Consolação, encontra-se a ligação subterrânea entre as calçadas do cinema Belas Artes e do Riviera Bar. É daqueles lugares que passamos em frente várias vezes e na correria do dia a dia, podemos não perceber muito bem do que se trata.
Onde: Rua da Consolação com a Avenida Paulista – Consolação

Aquário Subterrâneo no Parque da Luz
Inaugurado há mais de 100 anos, o Aquário Subterrâneo do Parque da Luz está instalado numa espécie de caverna sob o Lago de Diana. Quem passa pelo Parque da Luz quase nunca percebe esse segredo escondido no local.

Museu de Zoologia da USP
O Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Hoje, o local é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina.
Onde: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga

Os monumentos de São Paulo
Caminhar e descobrir esses objetos transforma o visitante em parte da história. Mas nem todos sabem quem são as pessoas e momentos homenageados em estátuas e monumentos espalhados pela capital. Nós contamos as histórias de alguns deles aqui.

Feira da Liberdade
E o que não pode faltar na visita ao bairro da Liberdade, é claro, é conhecer a feirinha de rua, que acontece na Praça da Liberdade aos fins de semana. Lá, é possível encontrar decorações, objetos orientais e o melhor da gastronomia de rua.
Onde: Praça da Liberdade – Liberdade

Paulista aberta
A Avenida Paulista não só é o centro financeiro de São Paulo, mas também um dos seus principais pontos turísticos. Aos domingos e feriados, ela fica fechada para os carros e se torna quase um parque em meio aos prédios, com a população ocupando o seu espaço. Nós já contamos quais lugares você pode visitar sem gastar nada aqui.
Onde: Avenida Paulista

Instituto Tomie Ohtake
Projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. O seu nome é uma homenagem à artista que lhe dá o nome.
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros

Edifício Altino Arantes – Farol Santander
O edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespão (ou desde 2018, como Farol Santander), é um dos símbolos mais famosos de São Paulo.

Terraço do Copan
A visitação ao terraço do Copan é permitida e gratuita. De segunda a sexta, às 10:30h e às 15:30h, qualquer um pode se dirigir ao bloco F (onde fica localizada a zeladoria do condomínio) 15 minutos antes. Durante cerca de 30 minutos, você pode ter uma vista panorâmica da cidade de São Paulo lá de cima.
Onde: Avenida Ipiranga, 318 – República

Parque da Independência
O ponto mais importante para a história do bairro é, sem dúvida o Parque da Independência. Com uma área de 161.300 metros quadrados, abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito. O local faz parte do patrimônio nacional, afinal, foi ali que D. Pedro I proclamou a independência do país de Portugal. Conheça outros lugares para conhecer no bairro do Ipiranga.
Onde: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga

Pinacoteca de São Paulo
Apesar do Museu da Independência ser o primeiro museu público de São Paulo, inaugurado em 1895, este é considerado um museu de história. Ele é responsável por retratar o percurso do Brasil, da monarquia à democracia. Já a Pinacoteca recebe o título de museu de arte mais antigo da capital pois seu acervo reúne produções brasileiras de artes visuais essenciais para a arte brasileira.
Onde: Praça da Luz, 2 – Luz

As muitas unidades do Sesc
A entrada nos edifícios do Sesc é gratuita e lá o visitante pode conhecer além de exposições, espetáculos, cursos, biblioteca e outras atividades. Na unidade da Avenida Paulista, você ainda pode ir ao último andar do mirante do Sesc.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil metros quadrados destinados a visitação, oferece um passeio espetacular ao paulistano. Diversas paisagens proporcionam a oportunidade de observar e contemplar a natureza em meio à cidade. Lá, o visitante tem a oportunidade de desfrutar do espaço, além de conhecer espécies de plantas de São Paulo, do país e do mundo.
Onde: Avenida Miguel Stéfano, 3687 – Água Funda

Praça Roosevelt
Localizada entre as ruas Consolação e Augusta, a praça é um reduto dos skatistas paulistanos. O piso liso, corrimãos e bancos são perfeitos para as manobras.
Onde: Praça Roosevelt, s/n – República.

Pico do Jaraguá
Localizado entre as zonas oeste e norte da capital, o Pico do Jaraguá tem 1.135 metros de altitude. O parque que abriga a montanha tem 491,98 hectares e é uma área de preservação ambiental deste bioma, desde 1961. Vale o passeio até lá não só pela vista do mirante, mas para conhecer de perto a fauna e flora do local.
Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira 539 – Vila Chica Luiza

Minhocão
O Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo, Brasil, que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, na Barra Funda. Atualmente, a via fica aberta para carros de segunda a sexta, das 7 às 20 horas, permanecendo fechada para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberta apenas a pedestres e ciclistas.
Onde: Elevado Presidente João Goulart

Mercado Municipal
No Mercadão de SP, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha.
Onde: Rua da Cantareira, 306 – Centro

Um dos muitos mercados de pulgas da cidade
Pela cidade, existem feiras de antiguidade, artesanato, flores e gastronomia de outros países. Conheça algumas das feiras e mercados mais diferentes da cidade aqui.

Pedra Grande
Uma das trilhas mais feitas em SP é a da Pedra Grande, que garante uma vista panorâmica da cidade. O acesso até ao mirante, acontece a partir do Núcleo da Pedra Grande. A entrada deste núcleo do parque da Cantareira. O passeio pode ser feito aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h, sendo que a trilha só é permitida até às 15h.
Onde: Rua do Horto,1 799 – Horto Florestal

Museu da Imigração
O Museu da Imigração preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás.
Onde: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Brás

Vila Maria Zélia
A vila operária mais charmosa da cidade inaugurada em 1917, foi construída para abrigar os funcionários de uma grande companhia de tecelagem da época.
Onde: Rua dos Prazeres, 362 – Belenzinho

Catavento Cultural
O museu foi criado com a intenção de ser um espaço interativo que apresente a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos.
Onde: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Parque Dom Pedro II

Instituto Butantan
Além das pesquisas, o Instituto Butantã é também um importante ponto turístico de São Paulo, contando com um parque e quatro museus. O acesso aos parques e ao serpentário, é gratuito, mas o acesso aos museus se dá mediante aquisição de ingressos a preços populares.
Onde: Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã

Ceagesp
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) é o terceiro maior centro atacadista do mundo. Seja para comprar produtos frescos por um ótimo preço, ou para conhecer a feira das flores, que acontece durante as madrugadas, há sempre motivos para visitar o local. Além disso, recebe anualmente o festival de sopas mais conhecidos da cidade.
Onde: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina

Museu do Futebol
O museu está localizado no avesso das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu. Como o próprio nome sugere, o espaço é focado na prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.
Onde: Praça Charler Miller, s/n – Pacaembu

Pateo do Collegio
Foi no Pateo do Collegio, local emblemático, localizado no centro da São Paulo, onde teve a cerimônia oficial de fundação da cidade. Os jesuítas se estabeleceram a fim de catequizar os indígenas da região.
Onde: Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo

Mosteiro de São Bento
Se quer regressar ao ano de 1598, visite o Mosteiro de São Bento. Ele faz referência aos beneditinos que chegaram à cidade neste ano. Em 1634, foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento. Foi nele que o Papa Bento XVI ficou hospedado durante sua visita ao país.
Onde: Largo de São Bento, s/n – Centro Histórico de São Paulo

Solar da Marquesa de Santos
Quem visita o Solar da Marquesa, no centro da capital paulista, faz uma viagem a 1834, data em que a marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I, comprou o sobrado. A casa pode ser visitada gratuitamente.
Onde: Rua Roberto Símonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo

Faculdade de Direito do Largo São Francisco
A Faculdade de Direito, a mais antiga Instituição do gênero no Brasil, deve a sua origem a um decreto imperial assinado em 1827. Antes disso, quem desejasse estudar direito, teria de mudar-se para Coimbra, em Portugal.
Onde: Largo São Francisco, 95 – Centro

Centro Cultural do Banco do Brasil
O edifício construído em 1901, foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Hoje em dia, funciona um dos centros culturais mais importantes da capital.
Onde: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo
Localizado no centro da cidade, na Praça Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911 para atender ao desejo da elite paulista da época.
Onde: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

Palácio dos Correios
O prédio é um dos pontos mais importantes da cidade. O projeto de Ramos de Azevedo está localizado no Vale Anhangabaú. Durante anos, foi a sede dos correios e, hoje, abriga a maior agência de São Paulo.
Onde: Avenida São João, s/n – Vale do Anhangabaú

Catedral e Praça da Sé
Quando São Paulo comemorou o seu 4º centenário, em 1954, também se comemorou a inauguração da Catedral e da Praça da Sé. Em frente à Catedral, está o Marco Zero, monumento de mármore em forma de hexágono com um mapa das estradas que partem de São Paulo a outros estados.
Onde: Praça da Sé, s/n – Sé

Casa das Rosas
O casarão é um dos poucos que sobraram na avenida como memória da época do barões do café. O nome oficial Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura deu espaço para a homenagem ao seu jardim, que um dia foi repleto de rosas. Conhecida como a casa da poesia, tem exposições literárias, cursos e oficinas.
Onde: Avenida Paulista, 37

Itaú Cultural
O espaço promove eventos culturais, como mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos, todos gratuitos. Além disso, dois andares do prédio são ocupados pela exposição permanente das coleções Brasiliana e Numismática. São 1364 obras, entre pinturas, livros, mapas e outros materiais que relatam os mais de 500 anos de Brasil.
Onde: Avenida Paulista, 149

Japan House
A Japan House foi projetada pelo arquiteto Kengo Kuma e inaugurou em 2017. A proposta do espaço é trazer a cultura do Japão de hoje para São Paulo. Há arte, tecnologia e cursos nos espaços expositivos dos três andares do prédio.
Onde: Avenida Paulista, 452

Centro Cultural Fiesp
O Centro Cultural Fiesp é conhecido pela sua fachada triangular, onde são expostas projeções com leds. Uma verdadeira galeria digital a céu aberto. No seu interior, acontecem exposições – muitas vezes imersivas e tecnológicas -, peças de teatro e shows.
Onde: Avenida Paulista, 1313

Parque Trianon
Se alguém perguntar pela localização do parque Tenente Siqueira Campos, é provável que quase ninguém conheça. Mas basta mudar o local para parque Trianon que todos vão indicar a área verde que contrasta com o cinza dos prédios da Avenida Paulista. O espaço foi criado em 1892 e, além de ser um dos parques mais antigos da cidade, possui árvores remanescentes da Mata Atlântica.
Onde: Avenida Paulista, altura do 1500
Masp
Apesar de não ser gratuito todos os dias, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand não poderia ficar de fora da lista. O local é uma obra de arte por si só. O projeto da arquiteta Lina Bo Bardi se tornou um dos cartões postais mais importantes da cidade, além de o seu vão ser um ponto de encontro para feiras, eventos e até manifestações. Além disso, seu acervo de arte é considerado um dos mais importantes do Hemisfério Sul.
Onde: Avenida Paulista, 1578
A entrada gratuita nas terça e na quinta quintas feiras das 17h00 às 20h00.

Instituto Moreira Salles
Junto do Sesc, é o segundo prédio mais recente da avenida. O Instituto Moreira Salles Paulista inaugurou em 2017 e logo se tornou uma das paradas obrigatórias para quem visita a região. São sete andares e 1200 metros voltados para a cultura, num espaço com exposições gratuitas, cineteatro, biblioteca, um acervo que é referência em fotografia, salas de aula e mais. Vale a pena a visita e parada no vão livre do térreo e o terraço.
Onde: Avenida Paulista, 2424

Foto de capa: flagrante.lab