×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Guias Secretos

No Dia da Imigração Japonesa, dê uma passadinha na imponente Japan House

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Japan House

São Paulo foi uma de três metrópoles escolhidas pelo governo japonês para abrigar uma unidade da casa de cultura.

O Dia Nacional da Imigração Japonesa é comemorado anualmente em 18 de junho, data em que, no ano de 1908, chegou ao Brasil o primeiro navio com imigrantes do Japão. Em São Paulo, a celebração ganha ainda mais força. Afinal, a cidade possui a maior colônia japonesa fora do país asiático.

+ 8 lugares para visitar de graça na Avenida da Paulista

A influência que tal comunidade exerce sobre o dia a dia paulistano é tão grande que a capital abriga uma Japan House. Desenvolvida pelo governo japonês, a casa de cultura se dedica a difundir os costumes nipônicos em outras nações. Pelo mundo, há outras duas unidades: em Londres, na Inglaterra, e em Los Angeles, Estados Unidos.

Bem ali, no comecinho da Avenida Paulista

A filial paulistana da Japan House foi inaugurada em 2017, ocupando o número 52 da Avenida Paulista, quase em frente à Casa das Rosas. Acima de tudo, salta aos olhos de quem passa por lá a fachada imponente, composta por 630 peças de madeira hinoki (um pinheiro tipicamente japonês).

Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o prédio tem três andares, que se dividem em áreas expositivas, jardim, café e restaurante. Além disso, há uma biblioteca com mais de vinte mil títulos em português, japonês e inglês.

Entrada na faixa

Tanto exposições quanto workshops e seminários são totalmente gratuitos na Japan House. Geralmente, pelo menos duas mostras dividem os espaços da casa, então vale uma consulta à agenda para organizar a visita.

Publicidade

Pausa gastronômica

A Japan House abriga duas opções para quem deseja ter também uma experiência gastronômica. A chef Telma Shiraishi comanda o restaurante Aizomê, no segundo andar. O menu é composto por settos (um “conjunto de pratos que compõem uma refeição completa, equilibrada e saborosa”, descreve o site da casa).

A outra opção é o Café Sabor Mirai, da empresária japonesa Kyoko Tsukamoto. O cardápio é quase todo sazonal, com exceção do sanduíche de ovo (com presunto royale, pepino e maionese especial) e do bolo de chocolate.

Onde: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista

+ 53 rolês de graça (ou quase) para fazer em São Paulo