×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

8 lugares para visitar de graça na Avenida da Paulista

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

8 lugares para visitar de graça na Avenida da Paulista

Além de ela própria ser um dos pontos mais conhecidos da cidade, a avenida mais famosa da cidade oferece muitas opções de passeios 

A Avenida Paulista não só é o centro financeiro de São Paulo, mas também um dos seus principais pontos turísticos. Por seus quase três mil metros de comprimento, passam mais de 1.5 milhão de pessoas todos os dias. Aos domingos e feriados, ela  fica fechada para os carros e se torna quase um parque em meio aos prédios, com a população ocupando o seu espaço. 

Trazemos para você os lugares gratuitos que existem na avenida queridinha dos paulistanos. Anota aí! 

Casa das Rosas 

O casarão é um dos poucos que sobraram na avenida como memória da época do barões do café.  O nome oficial Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura deu espaço para a homenagem ao seu jardim, que um dia foi repleto de rosas. Conhecida como a casa da poesia, tem exposições literárias, cursos e oficinas. 

Onde: Avenida Paulista, 37
Horário: De terça a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h às 18h.

Foto: @anulka__87

Sesc Paulista

Inaugurado em 2018, a unidade do Sesc na Avenida Paulista virou a queridinha dos paulistanos. A entrada no edifício é gratuita e lá o visitante pode conhecer os 17 andares do prédio. Além de exposições, espetáculos, cursos, biblioteca e outras atividades, no último andar há o mirante do Sesc. Aproveite a vista da avenida lá do alto. 

Onde: Avenida Paulista, 119
Horário: De terça a sábado das 09h às 20h; domingos e feriados das 10h às 19h. 

Foto: laboutrafrequencia

Itaú Cultural

O espaço promove eventos culturais, como mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos, todos gratuitos. Além disso, dois andares do prédio são ocupados pela exposição permanente das coleções Brasiliana e Numismática. São 1364 obras, entre pinturas, livros, mapas e outros materiais que relatam os mais de 500 anos de Brasil. 

Onde: Avenida Paulista, 149
Horário: De terça a sexta das 09h às 20h; sábados, domingos e feriados das 11h às 20h.

Foto: Wikipedia

Japan House 

A Japan House foi projetada pelo arquiteto Kengo Kuma e inaugurou em 2017. A proposta do espaço é trazer a cultura do Japão de hoje para São Paulo. Há arte, tecnologia e cursos nos espaços expositivos dos três andares do prédio.  

Onde: Avenida Paulista, 452
Horário: De terça a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h às 18h. 

Publicidade

Foto: @flagrante.lab

Centro Cultural Fiesp 

O Centro Cultural Fiesp  é conhecido pela sua fachada triangular, onde são expostas projeções com leds. Uma verdadeira galeria digital a céu aberto. No seu interior, acontecem exposições – muitas vezes imersivas e tecnológicas -, peças de teatro e shows. 

Onde: Avenida Paulista, 1313
Horário: A galeria de arte funciona diariamente das 10h às 20h, teatro, mezanino e galeria de arte digital, conforme as data e horários da programação. 

Foto: @Fiesp-Ciesp

Parque Trianon 

Se alguém perguntar pela localização do parque Tenente Siqueira Campos, é provável que quase ninguém conheça. Mas basta mudar o local para parque Trianon que todos vão indicar a área verde que contrasta com o cinza dos prédios da Avenida Paulista. O espaço foi criado em 1892 e, além de ser um dos parques mais antigos da cidade, possui árvores remanescentes da Mata Atlântica.  

Onde: Avenida Paulista, altura do 1500
Horário: Diariamente, das 06h às 18h.

Foto: Pinterest

Masp 

Apesar de não ser gratuito todos os dias, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand não poderia ficar de fora da lista. O local é uma obra de arte por si só. O projeto da arquiteta Lina Bo Bardi se tornou um dos cartões postais mais importantes da cidade, além de o seu vão ser um ponto de encontro para feiras, eventos e até manifestações. Além disso, seu acervo de arte é considerado um dos mais importantes do Hemisfério Sul. 

Onde: Avenida Paulista, 1578
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h; às quintas, das 10h às 20h.
A entrada gratuita nas terça e na quinta quintas feiras das 17h00 às 20h00. 

Foto: Pinterest

Instituto Moreira Salles 

Junto do Sesc, é o segundo prédio mais recente da avenida. O Instituto Moreira Salles Paulista inaugurou em 2017 e logo se tornou uma das paradas obrigatórias para quem visita a região. São sete andares e 1200 metros voltados para a cultura, num espaço com exposições gratuitas, cineteatro, biblioteca, um acervo que é referência em fotografia, salas de aula e mais. Vale a pena a visita e parada no vão livre do térreo e o terraço. 

Onde: Avenida Paulista, 2424
Horário: De terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.

Foto: @pedrovannucchi

Foto de capa: @gabrielsantosfotografia