×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Guias Secretos

Itaú Cultural: programação sempre gratuita bem no início da Avenida Paulista

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

itaú cultural

Com várias atividades na faixa, espaço é opção para adquirir muito conhecimento com gasto zero.

A Avenida Paulista é um prato cheio para aqueles que amam rolês culturais. E é bem no comecinho dela que se encontra um dos maiores centros culturais de São Paulo: o Itaú Cultural.

+ 8 lugares para visitar de graça na Avenida da Paulista

Idealizada pelo banqueiro e ex-prefeito da capital paulista Olavo Egydio Setúbal, a organização foi criada em 1987, mas só passou a receber o público em 1989. O objetivo geral do projeto é contribuir para a valorização da cultura com trabalhos de pesquisa, produção de conteúdo, incentivo e difusão de manifestações artístico-intelectuais.

A sede do Itaú Cultural fica em um prédio no número 149 da Avenida Paulista. O espaço conta com vários espaços expositivos, com capacidade para receber até três mostras simultaneamente, salas de teatro, auditório, café e restaurante.

Uma midiateca robusta completa a estrutura. Ali, os visitantes têm acesso a milhares de documentos, livros, filmes, CDs e DVDs que mostram o processo evolutivo das artes no país.

Programação na faixa

A programação gratuita inclui cursos e seminários, exposições itinerantes, espetáculos teatrais, apresentações de música e duas mostras permanentes: Brasiliana e Numismática. Ambas contam a história do país através de moedas, documentos, mapas, gravuras e outros objetos.

Publicidade

Por enquanto, as visitas às mostras acontecem apenas mediante agendamento. Além disso, o visitante escolhe se deseja acompanhar a exposição sozinho ou na presença de um guia educativo.

Apoio à cultura

O principal programa de apoio à cultura do Itaú Cultural se chama Rumos. Criada em 1997, a iniciativa tem como objetivo incentivar ações em diversas áreas, como artes visuais, tecnologia, dança, música, cinema, literatura e jornalismo cultural.

Até hoje, o programa já selecionou e beneficiou milhares de artistas, pesquisadores e produtores cujos trabalhos impactaram mais de seis milhões de pessoas.

Onde: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista

+ 53 rolês de graça (ou quase) para fazer em São Paulo