Edifício inaugurado na década de 1970 possui jardim assinado por Burle Marx.
Andar pela Avenida Paulista e não notar a incrível fachada do edifício da FIESP é quase impossível. Localizado bem de frente à estação Trianon-MASP do Metrô, o prédio tem origem que data do início dos anos 1970.
+ Um roteiro pelos espaços culturais da Avenida Paulista
À época, foi lançado um concurso para encontrar o projeto arquitetônico ideal para a construção. A ideia vencedora veio do escritório Rino Levi Arquitetos Associados, que criou um prédio de estrutura dividida em dois blocos separados.
Para elevar ainda mais o caráter “diferentão” do futuro edifício, o escritório ainda planejou uma fachada inusitada, em formato de pirâmide. Outro fator interessante do projeto original é que o desnível entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos foi posto: a planta inclui quatro andares para garagem, reservatório de água, teatro e galeria de arte.
A sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo foi entregue em 1979, com um total de 16 andares. Anos depois, em 1998, o prédio passou por reformulação assinada por Paulo Mendes da Rocha, que conferiu uma nova estrutura para o andar térreo.
O que ver no prédio da FIESP?
Além de aproveitar o teatro do local (sempre com peças boas e gratuitas em cartaz) e todos os espaços de exposições, não deixe de passar pelo lindo jardim assinado pelo arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx.
Onde: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César