
A Avenida Paulista é um dos pontos turísticos queridinhos da capital, e aos domingos e feriados, se torna um verdadeiro “parque” em meio aos prédios. Além de ela própria ser um dos pontos mais conhecidos da cidade, a avenida mais famosa da cidade oferece muitas opções de passeios para todos os gostos e bolsos. Confira!
Masp
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand não poderia ficar de fora da lista. O local é uma obra de arte por si só. O projeto da arquiteta Lina Bo Bardi se tornou um dos cartões postais mais importantes da cidade, além de o seu vão ser um ponto de encontro para feiras, eventos e até manifestações. Além disso, seu acervo de arte é considerado um dos mais importantes do Hemisfério Sul.
Onde: Avenida Paulista, 1578
Horário: Terça das 10h às 20h; quarta a domingo, das 10h às 18h
A entrada gratuita às terças e às primeiras quintas-feiras do mês
Casa das Rosas
O casarão é um dos poucos que sobraram na avenida como memória da época do barões do café. Seu nome oficial é Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, mas ele acabou conhecido por uma homenagem ao seu jardim, que um dia foi repleto de rosas. Conhecida como a casa da poesia, tem exposições literárias, cursos e oficinas.
Onde: Avenida Paulista, 37
Horário: De terça a domingo, jardim das 07h às 22h e museu das 10h às 18h
Sesc Paulista
Inaugurado em 2018, a unidade do Sesc na Avenida Paulista virou a queridinha dos paulistanos. A entrada no edifício é gratuita e lá o visitante pode conhecer os 17 andares do prédio. Além de exposições, espetáculos, cursos, biblioteca e outras atividades, no último andar há o mirante do Sesc. Aproveite a vista da avenida lá do alto!
Onde: Avenida Paulista, 119
Horário: De terça a sexta, das 10h às 21h; sábados das 10h às 19h e domingos e feriados das 10h às 18h
Itaú Cultural
O espaço promove eventos culturais, como mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos, todos gratuitos. Além disso, dois andares do prédio são ocupados pela exposição permanente das coleções Brasiliana e Numismática. São 1364 obras, entre pinturas, livros, mapas e outros materiais que relatam os mais de 500 anos de Brasil.
Onde: Avenida Paulista, 149
Horário: De terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Japan House
A Japan House foi projetada pelo arquiteto Kengo Kuma e inaugurou em 2017. A proposta do espaço é trazer a cultura do Japão de hoje para São Paulo. Há arte, tecnologia e cursos nos espaços expositivos dos três andares do prédio.
Onde: Avenida Paulista, 452
Horário: De terça a sexta, das 10h às 18, sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Centro Cultural Fiesp
O Centro Cultural Fiesp é conhecido pela sua fachada triangular, onde são expostas projeções com leds. Uma verdadeira galeria digital a céu aberto. No seu interior, acontecem exposições — muitas vezes imersivas e tecnológicas — peças de teatro e shows.
Onde: Avenida Paulista, 1313
Horário: Terça a domingo, das 10h às 20h
Instituto Moreira Salles
Junto do Sesc, é o segundo prédio mais recente da avenida. O Instituto Moreira Salles Paulista inaugurou em 2017 e logo se tornou uma das paradas obrigatórias para quem visita a região. São sete andares e 1200 metros voltados para a cultura, num espaço com exposições gratuitas, cineteatro, biblioteca, um acervo que é referência em fotografia, salas de aula e mais. Vale a pena a visita e parada no vão livre do térreo e o terraço.
Onde: Avenida Paulista, 2424
Horário: De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h
Reserva Cultural
Aquele cantinho quase secreto, embaixo do prédio da emissora Gazeta, fica o Reserva Cultural. O cinema possui uma programação voltada ao melhor do circuito alternativo nacional e internacional. Se filmes cults não são muito a sua praia, vale visitar o espaço pela livraria e café, que são um charme a parte.
Onde: Avenida Paulista, 900
Horário: Diariamente das 10h às 23h
Passagem Literária da Consolação
A Passagem Literária da Consolação é daqueles lugares que passamos em frente várias vezes e na correria do dia a dia, podemos não perceber muito bem do que se trata. Inaugurado na década de 1970, desde 2005 o local é gerido pela Associação Via Libris, entidade de livreiros que atuavam na Rua Augusta. Desde então, o espaço ganhou novos ares e uma programação cultural.
Onde: Esquina da Avenida Paulista com a Consolação.
Horário: De segunda a quarta, e sexta das 10h30 às 19h, quinta das 09h às 17h, e sábado das 11h às 19h