×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Marco Zero de São Paulo: o que representa o famoso prisma

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

marco zero

Quem passa pela Praça da Sé pode observar o monumento que marca o centro de São Paulo. ⛪️

O Marco Zero de São Paulo está localizado na Praça da Sé, no coração da capital. Implantado em 1934, surgiu inicialmente para enumerar as residências da região. Depois, para apontar as distâncias das rodovias paulistas e dos quatro estados das fronteiras do Estado.

De acordo com pesquisadores, o monumento foi pensado com a intenção de organizar um sistema. Tornando-se um ponto de referência na ordenação numérica das vias da cidade. Ele assume a finalidade de representar o centro geográfico da prefeitura

O monumento é simbolizado por um prisma hexagonal revestido de mármore. Em suas laterais, estão alguns dos principais pontos brasileiros como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Santos e Goiás, representando as suas direções.

A cidade de Santos (direção sudeste) é representada por um navio a vapor; o Estado do Paraná (direção sul) por uma Araucária; Rio de Janeiro (direção nordeste) com uma bananeira e o Pão de Açúcar; Minas Gerais (direção norte) com equipamento de mineração; Goiás (noroeste) a bateia usada no garimpo; e Mato Grosso (direção sudoeste) com as indumentárias dos bandeirantes.

marco zero
@João Scarpi

No tampo, há uma placa de bronze com um mapa parcial da Cidade de São Paulo, com o símbolo e a oferta do Touring Club do Brasil, datada de 1934. As principais vias paulistanas daquela época estão identificadas no pequeno mapa, como as avenidas Celso Garcia, Paulista e São João, o Museu do Ipiranga e a Faculdade de Medicina.

Publicidade

marco zero
@São Paulo Antiga

Em 2007 o Marco Zero foi tombado pelo órgão municipal responsável pelo patrimônio histórico da cidade. Afinal, nada mais junto para reconhecer o monumento como um forte sentimento paulista, ressaltando o papel de formação do Estado de São Paulo e outros lugares do país.

Já passou pela Catedral da Sé e se perguntou sobre o monumento na praça em sua frente? Agora, já pode passar por ele sabendo o seu papel e importância histórica.

Foto de capa: @Vinicius Lomaski