Cemitérios da Consolação e do Araçá guardam túmulos de grandes nomes da história brasileira e esculturas exuberantes.
Muito se engana quem pensa que os cemitérios são apenas um local de descanso para os que já se foram. As necrópoles mais antigas de são Paulo conservam uma parte importante da nossa história.
Vários destes espaços ganharam status de museus a céu aberto pela importância das obras que estão por lá. É o caso do Cemitério da Consolação, o mais antigo da capital. Localizado na zona central da cidade, possui túmulos de personalidades como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade, além de obras de importantes escultores, tais como Victor Brecheret, Nicola Rolo, Luigi Brizzolara, entre outros.
Além das pessoas que por lá estão enterradas, também fica lá o monumental mausoléu da Família Matarazzo, considerado o maior da América do Sul. A altura aproximada é de um prédio de três andares.
Visita guiada no Cemitério Consolação
Todo esse patrimônio histórico pode ser conferido de perto em passeios guiados e totalmente gratuito. As visitas ocorrem todas as terças e sextas, às 14h, para o público geral. Às quartas, também há visitas voltadas para grupos escolares. Para garantir um lugar é necessário confirmar a presença pelo e-mail assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br com até 24h de antecedência.
Cemitério do Araçá
Pertinho dali, a menos de dois quilômetros, o Cemitério do Araçá é outro verdadeiro museu a céu aberto. O segundo cemitério mais antigo da cidade foi fundado em 4 de junho de 1887. A necrópole foi construída para ser um tipo de extensão do seu vizinho que, na época, estava praticamente lotado.
Conta um enorme acervo de esculturas em seus mausoléus: anjos, serafins, querubins de mármore e bronze, além de ter muitas árvores no local. O cemitério abriga ainda sepulturas de personagens importantes da história brasileira como o jornalista Assis Chateaubriand e das atrizes Nair Bello e Cacilda Becker.
Também é lá que está o mausoléu da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde estão enterrados somente policiais mortos em ação. Esse espaço conta com um mirante, de onde é possível ver quase toda a extensão da necrópole e parte da cidade.
Foto de capa: