Em 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A data tem como objetivo valorizar e proteger bens culturais em todo o mundo.
E se há uma coisa que São Paulo possui são monumentos que permitem que os visitantes façam uma viagem no tempo para conhecer a história do Estado de São Paulo e do Brasil.
Caminhar e descobrir esses objetos transforma o visitante em parte da história. Mas nem todos sabem quem são as pessoas e momentos homenageados em estátuas e monumentos espalhados pela capital.
Descubra o significados de alguns monumentos e estátuas da cidade:
Mãe Preta
A escultura de bronze, localizada Largo do Paissandú, retrata uma mulher negra amamentando uma criança branca representando as amas de leite. A obra se tornou um ponto marcante para atos políticos e culturais do movimento negro.
Monumento Ramos de Azevedo
O Monumento a Ramos de Azevedo é um conjunto de esculturas localizado na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. O monumento é uma homenagem póstuma a Francisco de Paula Ramos de Azevedo, um dos mais importantes nomes da arquitetura e do urbanismo em São Paulo. Ele foi o responsável por obras famosas da cidade, como a Pinacoteca.
Pátio do Colégio
Foi no Pateo do Collegio, local emblemático, localizado no centro da São Paulo, onde teve a cerimônia oficial de fundação da cidade. Os jesuítas se estabeleceram a fim de catequizar os indígenas da região.
Mão
A obra de Oscar Niemeyer remete ao sangue dos mártires latino-americanos que perderam sua vida em prol da liberdade no continente. O monumento conta com sete metros de altura e é um dos maiores símbolos do Memorial da América Latina.
Monumento às Bandeiras
O Monumento às Bandeiras é uma obra em homenagem aos Bandeirantes, que exploraram o interior do país durante os séculos XVII e XVIII. Foi inaugurada no ano de 1953, fazendo parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.
Monumento a Pedro Álvares Cabral
O monumento localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 1988. Representa Pedro Álvares Cabral e mede cerca de 5 metros de altura. Seu propósito é relembrar justamente o descobrimento do Brasil, início da história do país.
Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32
O monumento presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Localizado no Parque Ibirapuera, em frente ao Parque Ibirapuera, é considerado o maior monumento da cidade. Saiba mais aqui.
Monumento à Independência do Brasil
O Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, pertencente ao Parque da Independência. Localiza-se às margens do Riacho do Ipiranga, onde D. Pedro I teria proclamado a independência do Brasil.
Marco Zero
O Marco Zero de São Paulo está localizado na Praça da Sé, no coração da capital. Implantado em 1934, surgiu inicialmente para enumerar as residências da região. Depois, para apontar as distâncias das rodovias paulistas e dos quatro estados das fronteiras do Estado. Saiba mais aqui.