×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Um roteiro pelos monumentos de São Paulo

By Giulia Trecco

monumentos sp

Em meio às atrações da cidade, esses monumentos retratam episódios marcantes para a história de São Paulo e do país.

Os monumentos de São Paulo permitem que os visitantes façam uma viagem no tempo para conhecer a história do Estado de São Paulo e do Brasil. Caminhar e descobrir esses objetos transforma o visitante em parte da história. Mas nem todos sabem quem são as pessoas e momentos homenageados em estátuas e monumentos espalhados pela capital.

Descubra o significados de alguns monumentos e estátuas da cidade:

Monumento Ramos de Azevedo

O Monumento a Ramos de Azevedo é um conjunto de esculturas localizado na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. O monumento é uma homenagem póstuma a Francisco de Paula Ramos de Azevedo, um dos mais importantes nomes da arquitetura e do urbanismo em São Paulo. Ele foi o responsável por obras famosas da cidade, como a Pinacoteca.

monumento a ramos de azevedo
@Mapio
Monumento às Bandeiras

Monumento às Bandeiras é uma obra em homenagem aos Bandeirantes, que exploraram o interior do país durante os séculos XVII e XVIII. Foi inaugurada no ano de 1953, fazendo parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.

monumento as bandeiras
@Wikipedia
Monumento a Pedro Álvares Cabral

O monumento localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 1988. Representa Pedro Álvares Cabral e mede cerca de 5 metros de altura. Seu propósito é relembrar justamente o descobrimento do Brasil, início da história do país.

Publicidade

Monumento_Pedro_Álvares_Cabral
@Xbrunaac
Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32

O monumento presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Localizado no Parque Ibirapuera, em frente ao Parque Ibirapuera, é considerado o maior monumento da cidade. Saiba mais aqui.

obelisco de são paulo
@alisto
Monumento à Independência do Brasil

O Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria, pertencente ao Parque da Independência. Localiza-se às margens do Riacho do Ipiranga, onde D. Pedro I teria proclamado a independência do Brasil.

monumento à independencia
@Igor Rando
Marco Zero

O Marco Zero de São Paulo está localizado na Praça da Sé, no coração da capital. Implantado em 1934, surgiu inicialmente para enumerar as residências da região. Depois, para apontar as distâncias das rodovias paulistas e dos quatro estados das fronteiras do Estado. Saiba mais aqui.

marco zero
@Vinicius Lomaski