O centro de São Paulo é o berço da cidade. Foi lá que, em 1554, São Paulo começou. Até hoje, é o local onde alguns dos emblemáticos patrimônios da cidade estão reunidos.
Pensando nisso, selecionamos 5 lugares para você visitar quando a quarentena acabar.
Pateo do Collegio
Foi no Pateo do Collegio, local emblemático, localizado no centro da São Paulo, onde teve a cerimônia oficial de fundação da cidade. Os jesuítas se estabeleceram a fim de catequizar os indígenas da região.
Solar da Marquesa de Santos
Quem visita o Solar da Marquesa, no centro da capital paulista, faz uma viagem a 1834, data em que a marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I, comprou o sobrado. A casa pode ser visitada gratuitamente.
Foto: CAU/USP
Mosteiro de São Bento
Quer regressar ao ano de 1598, visite o Mosteiro de São Bento. Ele faz referência aos beneditinos que chegaram à cidade neste ano. Em 1634, foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento. Foi nele que o Papa Bento XVI ficou hospedado durante sua visita ao país.
Estação da Luz
Em 1901. aconteceu a fundação da Estação da Luz, inspirada na Abadia de Westminster, de Londres. Por ela, passaram figuras ilustres e os imigrantes que chegaram à cidade no século XX. Bem próximo a ela, está o Museu da Língua Portuguesa.
Catedral e Praça da Sé
Quando São Paulo comemorou o seu 4º centenário, em 1954, também se comemorou a inauguração da Catedral e da Praça da Sé. Em frente à Catedral, está o Marco Zero, monumento de mármore em forma de hexágono com um mapa das estradas que partem de São Paulo a outros estados.
Veja também: 10 lugares icônicos de São Paulo antes e depois
Foto de capa: Centro de Tradições Paulistas