Algumas das igrejas históricas de São Paulo têm grande importância na hora de contar os diferentes períodos vividos pela cidade, através da arquitetura de suas construções.
Além de descobrir um pouco mais sobre o papel da igreja católica na história da capital paulista, a lista serve como inspiração de tour temático. Confira:
Pateo do Collegio
Foi no Pateo do Collegio onde aconteceu a cerimônia oficial de fundação da cidade. Os jesuítas se estabeleceram a fim de catequizar os indígenas da região. Hoje em dia, celebram-se ali missas diárias, ao meio dia. Aos domingos, a missa é celebrada às 10h.
📍Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo
Mosteiro de São Bento
A história dos beneditinos em São Paulo começa em 1598. A construção começou a ser levantada a partir de 1600, porém, só em 1922 a construção como conhecemos hoje ficou pronta. Isso porque ela foi sendo alterada no decorrer dos séculos para acompanhar a modernização da cidade.
📍Largo de São Bento, s/n – Centro Histórico de São Paulo
Igreja e Convento de São Francisco
O Convento de São Francisco foi uma instituição religiosa instalada na vila de São Paulo no Brasil colonial. No século XIX o convento foi convertido em Faculdade de Direito, mas a Igreja São Francisco ainda existe e a construção é tombada pelo CONDEPHAAT.
📍Largo São Francisco, 133 – Sé
Igreja Santo Antônio
A Igreja é um patrimônio histórico do estado. Além de também ser considerada a mais antiga igreja (com exceção do Pateo do Collegio) remanescente da cidade. Sua fundação, de acordo com os documentos, data de 1592.
📍Praça do Patriarca, 49 – Centro Histórico de São Paulo
Mosteiro da Luz
O Mosteiro da Luz surgiu a partir de uma capela, construída na era Quinhentista. Foi o Frei Galvão o idealizador desta que é considerada a construção arquitetônica colonial mais importante do século XVIII.
📍Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Originalmente, a igreja localizava-se na Praça Antônio Prado, onde foi construída entre os anos de 1721 e 1722. Lá, negros e escravos celebravam ritos católicos misturados com crenças de origem banto. Depois, no início do século XX, a igreja foi reconstruída no Largo do Paissandú, aberta ao público em 1906.
📍Largo Paissandú, s/n – Centro Histórico de São Paulo
Basílica Nossa Senhora do Carmo
Segundo a arquidiocese de São Paulo, os Carmelitas começaram a sua fundação em São Paulo no ano de 1594. Nesse ano, o frei Antonio de São Paulo ergueu a pequena igreja que nos séculos seguintes faria parte do complexo do Carmo. Inaugurada em 1934, a igreja é um dos templos do Brasil colonial.
📍Rua Martiniano de Carvalho, 114 – Bela Vista
Catedral da Sé
Completando a lista de igrejas históricas de São Paulo, a Catedral foi inaugurada no 400º aniversário de fundação da cidade, em 1954. Os restos mortais dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta estão na cripta da catedral. A construção é considerada como o quarto maior templo neogótico do mundo.
📍Praça da Sé, s/n – Sé