×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza Cultura O Que Fazer

5 lugares para conhecer no bairro do Ipiranga, além do museu

By Giulia Trecco

Bairro do Ipiranga

Um dos bairros mais tradicionais da cidade é conhecido por ter sido o palco da Proclamação da Independência do país, mas há mais para se ver por lá.

O bairro do Ipiranga, localizado na Zona Sul de São Paulo, é um dos bairros mais antigos do município. Ele ainda abriga importantes pontos históricos, como o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência, em frente ao edifício do museu.

É no mesmo bairro onde está localizado o riacho do Ipiranga, local onde foi proclamada a independência do Brasil, em 1822.

Parque da Independência

O ponto mais importante para a história do bairro é, sem dúvida o Parque da Independência. Com uma área de 161.300 metros quadrados, abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito. O local faz parte do patrimônio nacional, afinal, foi ali que D. Pedro I  proclamou a independência do país de Portugal.

Onde: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga

Parque da Independência
Febrisolla/Wikipedia
Casarões da família Jafet

Por conta da importância do bairro, o Ipiranga foi o lar de famílias da elite paulistana. A família Jafet, uma das mais conhecidas e antigas de São Paulo, possuía muitos imóveis na região, já que quase toda a família residia por lá. Na Rua Bom Pastor, onde a maior parte dos Jafet residia, ainda é possível admirar alguns dos palacetes que restaram, como o Palacete Violeta.

Onde: Rua Bom Pastor – Ipiranga

Palacete Violeta Jafet Rua Bom Pastor
Lsantanadlemos/Wikipedia

O  museu dispõe de um acervo eclético relativo ao século XIX e primeira metade do século XX paulista.

Onde: Rua Dom Luís Lasanha, 300 – Ipiranga

Publicidade

Museu Vicente de Azevedo
Andre Conti/Museu Vicente de Azevedo
 Museu de Zoologia da USP

O Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. Hoje, o local é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina.

Onde: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga

Museu_de_Zoologia_da_Universidade_de_São_Paulo
Rodrigo.Argenton/Wikipedia