Quem nunca sonhou em ser um paleontólogo e descobrir espécies de dinossauros? A verdade é que observar bem de perto esses antigos gigantes é uma experiência incrível para todas as idades, crianças ou adultos. Por isso, se você gostaria de conhecer mais sobre o mundo jurássico, conheça abaixo dois museus onde você pode ver fósseis de dinossauros em SP.
Museu de Zoologia da USP
Hoje, o Museu de Zoologia da USP é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global. Com mais de 12 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos únicos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos.
Uma de suas atrações é o esqueleto do Tapuiasaurur macedoi, um dinossauro gigante e herbívoro de quase 12 metros de comprimento, que viveu há mais de 120 milhões de anos. Com pescoço muito comprido e corpo volumoso, esse dinossauro foi encontrado em raras condições de preservação, com um crânio completo e articulado.
Onde: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga
Museu de Geociências (USP)
Criado em 1934, no Instituto de Geociências da USP, o Museu de Geociências ocupa uma área atual 550 m², com 15 mil amostras (sendo cinco mil peças em exposição permanente). O espaço está atualmente fechado para reforma, com previsão de reabertura para agosto de 2024. Ou seja, guarde a dica para visitá-lo quando estiver disponível novamente!
O local também é uma ótima opção para quem busca conhecer de perto os antigos dinossauros em SP. Logo na entrada há uma enorme réplica de esqueleto de um Allosaurus fragilis, um dinossauro de 12 metros de comprimento e três metros e meio de altura. A espécie viveu entre 140 e 147 milhões de anos. Outra de suas atrações é o terceiro maior meteorito caído no Brasil, chamado Itapuranga.
Onde: Rua do Lago, 562, na Cidade Universitária – Butantã