A Agência Brasil preparou uma reportagem super bacana para celebrar o feriado nacional comemorado neste sábado, dia 7 de setembro, a Independência do Brasil. Nela, você descobre os pontos da capital que contam um pouco deste episódio que mudou o rumo do país em 1822.
Afinal, foi às margens do riacho Ipiranga, há 202 anos, em um 7 de setembro, que Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em relação a Portugal. O Brasil, então, se tornaria uma monarquia e Dom Pedro I passa a ser imperador. Confira a seguir os detalhes desta história.
Índice
“Independência ou Morte”
O “grito” de independência, proclamado por Dom Pedro I na região do Ipiranga, foi retratado de forma idealizada na imensa pintura ‘Independência ou Morte’, de Pedro Américo. Hoje, é possível vê-la no Salão Nobre do Museu do Ipiranga.
Porém, apesar de ilustrar diversos livros didáticos, a famosa pintura ajudou a criar o mito de que a Independência do Brasil ocorreu de forma isolada, num único dia. Mas isso não ocorreu de forma tão rápida ou imediata como se imagina.
Afinal, de acordo com historiadores, Dom Pedro I estava em Santos, a caminho de São Paulo. Ao passar pela região do Ipiranga, que era o meio da travessia para o centro da capital, fez a famosa declaração de separação.
À reportagem da Agência Brasil, Natália Godinho da Silva, historiadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento de Públicos do Museu da Cidade, contou:
Ele estava vindo de Santos. Estava fazendo uma viagem por São Paulo para tentar conseguir apoio político. Ele estava fazendo uma viagem para apaziguar os ânimos.”
Apaziguar os ânimos porque o Brasil, naquele momento, vivia uma crise, cheia de conflitos e revoltas. “A gente tem uma ideia de que não houve guerra pela independência. E isso não é verdade. Bahia, Pará, Maranhão: tivemos diversas províncias que se rebelaram contra Portugal. Ainda que a gente não tenha tido uma guerra unificada, de modo geral, também não fomos tão pacíficos”, completou.
A história da Independência do Brasil não é simples de ser explicada e não se encerra nos livros ou na pintura de Pedro Américo. Mas alguns pontos turísticos de São Paulo nos ajudam a compreender um pouco mais sobre esse episódio.
A relação de São Paulo com a Independência do Brasil
Parque da Independência
O Parque da Independência é um local emblemático em São Paulo, pois foi às suas margens que Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Este parque abriga vários monumentos e museus que celebram este marco histórico.
📍 Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
Museu Paulista e o quadro Independência ou Morte
O Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, é um dos principais museus históricos do Brasil, situado no mesmo local do grito de independência, e abriga o famoso quadro ‘Independência ou Morte’, de Pedro Américo, que, apesar de não ser uma representação fiel dos eventos, se tornou um ícone do nacionalismo brasileiro.
📍Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga
Monumento à Independência
O Monumento à Independência, localizado no parque, foi inaugurado em 1922 para celebrar o centenário da independência. Ele contém esculturas que representam momentos importantes da história brasileira e abriga a Cripta Imperial.
📍Praça do Monumento, s/n – Ipiranga
Cripta Imperial
Cripta Imperial, situada sob o monumento, é um mausoléu que fortalece o significado histórico do parque e do monumento, ao abrigar os restos mortais de Dom Pedro I e suas esposas, reforçando o simbolismo do local como berço da nação.
📍Praça do Monumento, s/n – Ipiranga
Casa do Grito
A Casa do Grito, embora não tenha comprovação histórica direta com o evento da independência, é uma construção de pau a pique que simboliza a simplicidade da época e está ligada à narrativa popular do grito do Ipiranga, tornando-se um ponto turístico relevante
📍Praça do Monumento, s/n – Ipiranga
Solar da Marquesa
O Solar da Marquesa de Santos, localizado no centro de São Paulo, é um exemplo de moradia urbana do século XVIII e está associado à Marquesa de Santos, uma figura influente da época, proporcionando uma conexão com a história social e cultural do período da independência
📍Rua Roberto Simonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo