Anualmente, em 17 de agosto, celebra-se o Dia do Patrimônio Histórico. É nesta data que celebramos todo o trabalho dos órgãos que identificam, protegem e preservam nossa história.
Por isso, preparamos uma lista com seis lugares já tombados para você visitar em São Paulo.
Índice
No Dia do Patrimônio Histórico, que tal fazer um tour por alguns prédios tombados?
Parque da Independência
Todos os ambientes do Parque da Independência foram tombados, o que inclui o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito. Além disso, o visitante ainda pode conferir os belos jardins com inspiração nos do Palácio de Versalhes, na França.
📍 Avenida Nazaré, s/n – Ipiranga
Memorial da América Latina
Criado com o objetivo de divulgar a cultura do continente, a área de mais de 84 mil m2 conta com alguns edifícios assinados por Oscar Niemeyer.
📍 Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Cine Belas Artes
Um dos cinemas de rua mais famosos da cidade fica em um edifício com traços modernistas de 1954. Atualmente sob o nome REAG Belas Artes, o estabelecimento continua de vento em popa, muitas vezes exibindo filmes de fora do grande circuito.
📍 Rua da Consolação, 2423 – Consolação
Casa das Rosas
A origem da famosa Casa das Rosas data de 1935, quando foi entregue nas mãos de Ernesto Dias de Castro, genro do arquiteto Ramos de Azevedo. Depois de servir de residência por décadas, o edifício virou um centro cultural bastante conhecido pela região.
📍 Avenida Paulista, 27 – Paraíso
Sesc Pompeia
Com assinatura de Lina Bo Bardi, o conjunto arquitetônico que compõe o Sesc Pompeia foi erguido entre as décadas de 1980 e 1990, no terreno onde antes funcionava uma fábrica de tambores. Em 2009 e em 2015, respectivamente, passou pelo tombamento nas esferas municipal e federal.
📍 Rua Clélia, 93 – Água Branca
Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa
Por fim, protegida como patrimônio nos âmbitos municipal, estadual e federal, a Estação da Luz é um dos edifícios mais imponentes de São Paulo. Com inspirações na era vitoriana, a estação foi construída por ingleses no início do século XX. Além disso, abriga desde 2006 o Museu da Língua Portuguesa.
📍 Praça da Luz, 1 – Luz