×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

Conheça o Museu da Língua Portuguesa

By Giulia Trecco

Museu da Língua Portuguesa

Instituição reabre as portas para o público neste sábado, dia 31 de julho.

Após ficar anos em reforma, o Museu da Língua Portuguesa será finalmente reaberto ao público no dia 31 de julho. Antes disso, que tal se inteirar sobre a história da instituição?

 + Estação da Luz: arquitetura inglesa no centro de SP

Estruturação e restauração

A ideia de instituir um museu para celebrar e estudar a língua portuguesa foi do designer estadunidense Ralph Appelbaum, também idealizador do Museu do Holocausto, em Washington.

O projeto começou a sair do papel em 2002. Para isso, contou com a genialidade do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que adaptou partes da Estação da Luz para receber o museu, respeitando as características originais do edifício. Toda a obra foi realizada sem interromper o alto fluxo de passageiros que passavam diariamente por ali.

Assim, o museu foi concluído e inaugurado em 2006, e funcionou por quase uma década até o enorme incêndio que o atingiu em 2015. A partir disso, a instituição passou por um longo processo de restauração comandado por Pedro Mendes da Rocha, filho do arquiteto original. Além de recuperar parte dos espaços internos, o restauro também incorporou melhorias na segurança contra fogo.

Objetivos

De acordo com o site do museu, o objetivo da instituição é celebrar e valorizar a língua portuguesa, apresentando suas origens, histórias e influências. Além disso, aproxima o público lusófono do idioma, mostrando que ele é seu proprietário e também agente modificador.

Publicidade

Instalações

O Museu da Língua Portuguesa ocupa três andares da Estação da Luz, por onde se espalham instalações como o auditório, a Grande Galeria (espaço com telão de 106 metros de comprimento), o Mapa dos Falares e as Lanternas das Influências.

Outra ativação interessante é a Praça da Língua, um planetário que conta com projeções e piso luminoso para apresentar clássicos da poesia e da prosa.

Visite

As portas do Museu da Língua Portuguesa serão reabertas para o grande público no dia 31 de janeiro. Por enquanto, a instituição funcionará de terça a domingo, das 9h às 16h30. A entrada só será permitida mediante compra antecipada de ingressos.

Onde: Praça da Luz, sem número – Luz

 + 5 lugares históricos no centro de São Paulo