×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

8 museus e centros culturais poucos conhecidos de São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

museus pouco conhecidos de São Paulo

A gente sabe que vocês amam o MASP e a Pinacoteca tanto quanto a gente, mas que tal conhecer outros espaços que a cidade tem a oferecer?

São Paulo é uma cidade que exala conhecimento por todos os cantos. Por aqui, a quantidade de lugares dedicados à cultura é tão grande que corremos o risco de não conhecer grande parte deles. Com isso em mente, listamos oito museus e centros culturais superlegais e não tão conhecidos do grande público.

+ Museus e centro culturais: 10 espaços para visitar de graça em SP

Museu da Casa Brasileira

Como o próprio nome indica, este espaço reúne acervo que estuda a arquitetura e o design das moradias no Brasil ao longo dos séculos.

Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano

Museu de Zoologia da USP

O Museu de Zoologia da USP tem um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. São mais de 800 peças, incluindo animais da fauna tropical e até fósseis e esqueletos de dinossauros.

IMPORTANTE: Este museu encontra-se temporariamente fechado em virtude da pandemia de Covid-19.

Onde: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga

Museu Afro Brasil

Localizado dentro do Parque do Ibirapuera, próximo ao portão dez, o local busca celebrar e divulgar a história da cultura africana no desenvolvimento da identidade brasileira. O espaço conta com acervo diverso e multimídia, além de oferecer cursos, palestras e workshops sobre o tema.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número – Vila Mariana

Museu dos Transportes Públicos

O transporte público é tão importante na vida do paulistano que ganhou um museu próprio. O primeiro bonde a circular no Brasil e o ônibus urbano de dois andares que andava por São Paulo são apenas alguns dos veículos históricos expostos por lá. O acervo também conta com milhares de fotos e livros, móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano na cidade e no país.

Onde: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé

Publicidade

Museu Lasar Segall

Mais de três mil trabalhos do pintor e escritor Lasar Segall estão reunidos no museu, instalado na antiga residência do artista.

IMPORTANTE: Este museu encontra-se temporariamente fechado em virtude da pandemia de Covid-19.

Onde: Rua Berta, 111 – Vila Mariana

Museu Xingu

Cerca de 150 peças indígenas estão à mostra no Museu Xingu. Todas elas foram recuperadas durante as expedições feitas no século passado por Orlando, Leonardo e Cláudio Villas Bôas a fim de documentar a presença das nações nativas do Brasil. Visite virtualmente por aqui.

IMPORTANTE: Este museu encontra-se temporariamente fechado em virtude da pandemia de Covid-19.

Onde: Rua José Maria Lisboa, 838 – Jardim Paulista

 Oficina Cultural Oswald de Andrade

As seis salas multiuso e o auditório do espaço oferecem programação gratuita que inclui oficinas, workshops, palestras e exposições.

Onde: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

 Red Bull Station

Localizado em um edifício de 1926, o Red Bull Station dispõe de cinco andares tomados por projetos experimentais em diversas expressões artísticas, mostras, shows e palestras.

IMPORTANTE: Este museu encontra-se temporariamente fechado em virtude da pandemia de Covid-19.

Onde: Praça da Bandeira, 137 – Bela Vista