Que tal fazer um tour virtual por um acervo de mais de 6 mil peças que retratam a história da África e sua relação com o Brasil?
O Museu Afro Brasil está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera. Em 11 mil m2 existe um acervo com mais de 6 mil obras. Entre elas, estão:
- pinturas;
- esculturas;
- gravuras;
- fotografias;
- documentos;
- e peças etnológicas.
A produção inclui conteúdos de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.
O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O Museu Afro Brasil fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, na entrada do portão 10 do Parque Ibirapuera. A visitação é aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 17h, com ingressos até R$ 6. Aos sábados, o museu tem entrada gratuita.
Enquanto não podemos visitá-lo por conta das regras de isolamento social, podemos aproveitar que o acervo está disponível através da plataforma Google Arts & Culture – que já falamos aqui antes. Basta acessar esse link e aproveitar a sua visita, sem sair do lugar.
Foto de capa: Nelson Kon