×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Conheça a história do transporte coletivo em SP

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

museu do transporte público

Desde 1985, o Museu do Transporte Público reúne veículos, fotos e livros que mostram a urbanização da capital paulista.

Em 20 de março de 1985, o  Museu da Companhia Municipal de Transportes Coletivos foi inaugurado na Zona Norte da capital. Só em 1991, após a morte do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos e idealizador do projeto, Gaetano Ferolla, o museu passou a ser chamado Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla, como é conhecido hoje em dia.

O local que hoje é o museu do Transporte Público é um antigo complexo ferroviário que passou a ser utilizado para armazenamento. Na altura em que os bondes seriam retirados de circulação, Ferolla teve a ideia de conservar móveis, objetos e carros neste espaço.

Gaetano queria preservar o passado e a história do transporte Público com documentos e peças. Aos poucos, por sua iniciativa, foi nascendo o museu. Aqui, é possível encontrar relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil (no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872) e fazer uma verdadeira viagem no tempo.

Publicidade

No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, continua preservada. O acervo do museu do Transporte Público é composto por sete veículos urbanos, 1.500 fotos,1.500 livros, fora os móveis, documentos, cartazes publicitários sobre a evolução do transporte e fotografias que também nos mostram esse avanço dos antigos veículos.

museu do transporte público
Mike Peel / Wikipedia

Veja também: 15 lugares para visitar e curtir a ZN

Foto de capa: Mike Peel / Wikipedia