×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Obelisco de São Paulo: você conhece a história?

By Giulia Trecco

obelisco de são paulo

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco de São Paulo, é um monumento da capital localizado em frente ao Parque Ibirapuera.

O monumento presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo. Localizado no Parque Ibirapuera, foi inaugurado em 9 de julho de 1955, porém, só foi finalizado em 1970.

Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com execução do engenheiro alemão radicado no Brasil, Ulrich Edler. Com seus 72 m de altura, está no jardim que aponta para a Avenida 23 de Maio – data em que ocorreu a morte dos quatro primeiros revolucionários – e é considerado o maior monumento da cidade de São Paulo.

obelisco de são paulo
Jose Cordeiro/SPTuris

Tombado pelos conselhos Estadual e Municipal de Preservação de Patrimônio Histórico, o mausoléu guarda até hoje os corpos dos estudantes mortos, além de ex-combatentes. Lá, também foi escrita a frase “viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre”, em homenagem aos estudantes.

O Obelisco ficou fechado à visitação durante 12 anos, recebendo público apenas em eventos especiais, como por exemplo o de comemoração ao dia 9 de Julho. Ele foi reaberto dia 9 de dezembro de 2014 e, desde então, recebe paulistas e turistas.

Publicidade

O monumento pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. Além disso, é possível fazer visitas técnicas em grupo. Elas ocorrem uma vez por mês, e também são gratuitas. Lembramos que, neste momento, o Obelisco encontra-se fechado temporariamente, devido a pandemia do Coronavírus.

Foto de capa: @alisto