×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Notícias

Centro Cultural Vila Itororó reabre ao público com instalações interativas

By Giulia Trecco

centro cultural vila itororó

Para marcar a inauguração, o complexo recebe programação especial neste fim de semana.

A partir desta sexta, dia 10, o Centro Cultural Vila Itororó reabre as suas portas para o público com uma programação 100% gratuita. Para marcar a inauguração, o complexo recebeu um projeto de iluminação cênica da artista Lígia Chaim, intitulado “Fonte de Luz do Itororó”, e uma celebração noturna com show de Jairo Pereira no Éden Itororó e o Freebeats na Piscina, projeto de música eletrônica com projeções de vídeo arte.

+ Viagem no tempo: conheça a Vila Itororó

Já no fim de semana, dias 11 e 12 de setembro, a Vila estreia no circuito cultural paulistano integrando a Jornada do Patrimônio, evento reconhecido pelo prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), reunindo atividades diversas ligadas à memória da cidade.

O espaço, composto por mais de dez edificações construídas no início do século XX entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, passou por um processo de restauro desde 2013 para que pudesse ser plenamente utilizado, com segurança, para as mais diversas atividades artísticas e de lazer. Apenas o espaço do Galpão estava disponível para atividades culturais até o momento.

O conjunto ocupa uma área de cerca de 6.000 metros quadrados e foi tombado pelo CONPRESP em 2002 e pelo CONDEPHAAT em 2005.

Publicidade

Programação cultural

Entre as novas atividades previstas para o Centro Cultural Vila Itororó, estão sessões de cinema ao ar livre, às quintas-feiras, com o projeto Cine Clube Éden – uma homenagem ao Clube Éden Liberdade, um espaço esportivo que funcionava ali. A antiga piscina, que recebia águas do rio Itororó, agora será palco de intervenções artísticas e musicais.

A programação para o espaço, a ser divulgada em breve, ainda prevê a realização de shows intimistas, feiras gastronômicas e de artesanato, oficinas e exposições, e haverá um café para que os visitantes possam se aconchegar ainda mais.

Por fim, o público também pode contar, já desde a inauguração, com um acervo literário voltado especialmente para literatura infantojuvenil, que também envolve material relacionado a patrimônio cultural, arquitetura e história, incluindo conteúdo sobre a ocupação da Vila Itororó.