×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza O Que Fazer

Qual é o ponto mais alto de São Paulo? 

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Pico do Jaragua

Apesar dos arranha-céus que preenchem o horizonte da capital, quem ganha essa batalha é o Pico do Jaraguá.

O Pico do Jaraguá já é um ponto conhecido da cidade. Além de ser um dos cartões postais da cidade, ainda oferece uma vista 360º da capital e região metropolitana. 

Inicialmente, um ponto de extração de ouro durante a colonização do Brasil, o local hoje é considerado um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana. Localizado entre as zonas oeste e norte da capital, o Pico do Jaraguá tem 1.135 metros de altitude.

O parque que abriga a montanha tem 491,98 hectares e é uma área de preservação ambiental deste bioma, desde 1961. Vale o passeio até lá não só pela vista do mirante, mas para conhecer de perto a fauna e flora do local. 

A subida até o seu cume pode ser feita pela Trilha do Pai Zé. O trajeto tem cerca de 3.5 km de extensão em meio à mata fechada e pode durar cerca de 1 hora e meia. Para quem não é fã de trilhas, também é possível visitar o mirante de carro. 

Publicidade

O horário de funcionamento do Pico do Jaraguá é das 7h às 17h, todos os dias da semana. Ou seja, já dá para garantir o passeio do fim de semana. 

Foto: @pandafit.sp
  • Como chegar
    Rua Antônio Cardoso Nogueira 539 – Vila Chica Luiza

    KM 18 Via Anhanguera
  •  Acesso de ônibus e trem
    Desça na estação ‘Vila Clarice’ – Linha 7 Rubi da CPTM, com destino a Francisco Morato – e depois pegue um dos ônibus abaixo:

    8040 – Lapa – Sol Nascente
    8047 – Lapa – Jaraguá
    8696 – Praça Ramos – Jaraguá

Foto: Wikipedia