Sabemos que nem sempre é fácil escolher o próximo destino, afinal, os 645 municípios do nosso estado oferecem opções para todos os gostos. Mas nada bate a beleza das cidades do interior de São Paulo, pelo menos, na nossa opinião. Então, escolha uma das nossas sugestões e programe a sua visita!
Cidades do interior de São Paulo e para explorar o quanto antes!
Águas de Lindóia
A 180 km de São Paulo, Águas de Lindóia é considerada a capital termal do Brasil. Por isso mesmo é a mais conhecida e visitada, sendo uma ótima opção de viagem perto de SP.
Atualmente, o Balneário Municipal de Águas de Lindóia trabalha não apenas com banhos para tratamentos de mazelas mas também banhos relaxantes e hidratantes, massagens, drenagem linfática, ducha escocesa entre outros serviços.
Águas da Prata
A 238 km da capital, Águas da Prata faz divisa com Minas Gerais e é uma das estâncias minerais do estado. Além disso, é conhecida pela rica vegetação da Mata Atlântica, montanhas e cachoeiras.
Águas de São Pedro
A apenas duas horas da agitada metrópole de São Paulo, está Águas de São Pedro. O menor município do estado em extensão territorial e o segundo menor do Brasil possui apenas 3,64 km² de área. Hoje em dia, Águas de São Pedro é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais. Certamente, é uma das cidades mais charmosas do interior de SP que valem a a sua visita.
Analândia
Nesta pequena cidade do interior de SP, você encontra registros do passado como pinturas rupestres datadas de mais de 5 mil anos e um grandioso Jequitibá Rosa, com mais de 600 anos. Além da parte histórica, a região também oferece opções radicais, como andar de quadriciclos pelos parque do Morro do Cuscuzeiro e Morro do Camelo.
Araçoiaba da Serra
Além das belas paisagens, a cidade — que fica a 123 Km da capital — fez parte da rota dos bandeirantes que buscavam minas de ouro.
Por isso, seus pontos turísticos incluem, por exemplo, o Morro do Araçoiaba, onde foram descobertas as primeiras minas da região e os primeiros fornos de fundição.
Bananal
Localizada na Serra da Mantiqueira, Bananal está a 316 km da capital e é um dos destinos no interior de SP que oferece atrativos para os apaixonados pelo turismo de natureza e aventura.
Exemplo disso são as conhecidas piscinas naturais de águas claras e fundo de areia branca. Além disso, é possível voar de asa delta e praticar de rapel.
Barretos
Famosíssima pela Festa do Peão de Barretos e seus rodeios, o município é uma das cidades turísticas mais visitadas em SP em decorrência da festa. Mas ela também faz sucesso em outras épocas do ano. Afinal, lá você encontra um parque aquático e outros pontos turísticos históricos.
Boituva
Em seguida, uma das dicas de cidade para conhecer no interior de SP é Boituva, uma das capitais nacionais do balonismo. A cidade, que está a apenas 120 km da capital, oferece passeios de balão com vistas de tirar o fôlego. Destino perfeito para apreciar São Paulo do alto!
Botucatu
Com nome de origem indígena — Ybytu-Katu, que em tupi significa “bons ares” — esta cidade do interior é outra dica imperdível para quem busca viajar perto de SP, já que fica a pouco mais de 200 km da capital.
Sua formação montanhosa é ideal para quem busca muito contato com a natureza. Ou seja, prepare-se para escaladas, canoagem, trilas, cicloturismo e cachoeiras.
Brotas
Para quem busca aventura e adrenalina, a escolha não poderia ser outra: a capital do turismo de aventura, Brotas.
A cidade oferece diversas opções, sendo conhecida pelo rafting, canoagem, boia-cross, e muitos outros esportes. Tudo isso a 240 km da capital.
Campos do Jordão
É claro que a queridinha do inverno não poderia faltar na nossa lista de cidades no interior de São Paulo. Afinal, a “Suíça Brasileira”, com sua arquitetura e clima frio, atrai muitos turistas que desejam experimentar um ambiente semelhante aos Alpes europeus sem sair do país.
Eldorado
Segundo o governo de São Paulo, a beleza natural de Eldorado a faz ser considerada a Amazônia Paulista. Além disso, a cidade, que está a 295 km da capital, conta com a incrível atração da Caverna do Diabo, considerada uma das mais bonitas do mundo.
Embu das Artes
Se você está buscando por artesanato ou itens decorativos para a sua casa, Embu das Artes é destino obrigatório no interior paulista! A cidade é referência nas artes manuais e tem mais de 800 expositores para você contemplar.
Holambra
Da união entre a diversidade das flores com a influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local, surge esse pedacinho da Holanda em terras tropicais. Porém, a apenas 135 km de São Paulo, Holambra oferece muito mais do que o festival das flores, com atrações o ano todo.
Itararé
O nome, de origem tupi-guarani, significa “pedra que o rio escavou”. E não poderia definir melhor a cidade. Afinal, Itararé é rodeada por cânions e rios que escavaram as pedras, em especial o Rio Itararé. Entre os atrativos deste pequeno paraíso a 340 km da capital estão, por exemplo, trilhas em meio da mata, que levam a cascatas e piscinas naturais.
Serra Negra
Serra Negra é a cidade do interior de SP ideal para quem busca um período de descanso. Afinal, é conhecida pelas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas. Por conta disso, a cidade, a 150 km da capital, recebeu o título de “Cidade da Saúde”.
São Bento do Sapucaí
São Bento do Sapucaí, recentemente eleita o destino mais acolhedor do Brasil, é mais uma das joias escondidas pelo interior de São Paulo. Localizada na Serra da Mantiqueira, a apenas 200 km da capital e próxima a Campos do Jordão, a cidade atrai visitantes com sua beleza natural, hospitalidade calorosa e tranquilidade. Além disso, seus atrativos — que incluem paisagens deslumbrantes, uma rica oferta de restaurantes, turismo rural e artesanato local — proporcionam uma experiência turística inesquecível.
São Pedro
A estância turística de São Pedro integra o Circuito Serra do Itaqueri e está a 190 km da capital. Além de belíssimas paisagens, como uma típica cidade interiorana, sabe como acolher os visitantes com grande hospitalidade. Portanto, não deixe de visitá-la ao viajar pelo interior paulista.
São Roque
A menos de 2 horas da capital está São Roque. A cidade é reconhecida por sua célebre Rota do Vinho, são mais de cinco vinícolas para visitar e aprender sobre a fabricação da bebida. O passeio é obrigatório para os paulistanos enófilos!
Vinhedo
Por fim, Vinhedo oferece muito mais do que a Festa da Uva e a Festa do Vinho. Afinal, também é nesta cidade do interior de São Paulo que estão localizados dois dos maiores parques de diversão do país, o Hopi Hari e o Wet’n Wild.