São Bento do Sapucaí, uma joia escondida no interior de São Paulo, tem motivos de sobra para comemorar! A cidade acaba de ser eleita o destino mais acolhedor do Brasil em 2024 pelo Traveller Review Awards, premiação anual do Booking.com.
O município encanta seus visitantes com uma mistura única de beleza natural, hospitalidade calorosa e tranquilidade. Por isso, fomos descobrir o que faz dessa cidade um lugar tão especial para quem a visita.
Os atrativos de São Bento do Sapucaí
Esta pequena cidade, localizada no coração da Serra da Mantiqueira, oferece uma experiência turística rica e diversificada. A 200 km de São Paulo, São Bento do Sapucaí fica pertinho de Campos do Jordão, e quase na divisa com Minas Gerais.
Além de paisagens deslumbrantes, a oferta de restaurantes, turismo rural e artesanato local também conquistam os viajantes logo à primeira vis(i)ta.
Aventura e natureza
Um dos grandes atrativos de São Bento do Sapucaí é o Complexo da Pedra do Baú, um dos principais destinos do montanhismo nacional. formado pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata, do alto de cada uma delas, o visitante tem uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Para os aventureiros de plantão, o complexo é a escolha ideal. Afinal, por aqui, é possível percorrer três trilhas, fazer escalada e até rapel.
Além disso, o Parque Estadual da Serra da Mantiqueira, que abriga diversas trilhas e cachoeiras, como a Cachoeira dos Amores, ideais para os amantes do ecoturismo e das atividades ao ar livre.
Culinária típica e alta gastronomia
Nos últimos anos, São Bento do Sapucaí tem se consolidado como um pólo gastrônomico na região da Serra da Mantiqueira. Exemplo disso são os famosos:
- Vinícola Entre Vilas;
- Viveiro Frutopia;
- Vinícola Villa Santa Maria;
- Oliq Azeite;
- Cervejaria Bauzera.
Todos esses estabelecimentos são considerados visita obrigatória por quem passa pela cidade. Afinal, além de se deliciar com pratos locais, o visitante pode conhecer vinícolas, a produção de azeite feita no interior de São Paulo e ainda desfruta da vista das montanhas.
Porém, além dessas opções já conhecidas e sempre indicadas, o viajante pode sempre passear pelo centro de São Bento e fazer suas próprias descobertas. Por exemplo, quando estive em São Bento, descobri, ao lado da Igreja Matriz de São Bento, a Nossa Comedoria Literária. Neste casarão cultural, com espaço de leitura e arte, é possível experimentar pratos cheios de afeto.
Artesanato e arte local
Outro destaque de São Bento do Sapucaí é o seu artesanato local. No Bairro do Quilombo, é possível visitar o Atelier Ditinho Joana. O artesão mais conhecido da cidade recebe os visitantes de braços abertos para contar seus causos.
Também ali perto está o espaço ‘Arte no Quilombo‘, uma loja que faz a curadoria do trabalho dos artesãos e artesãs locais.
Além disso, espalhadas pela cidade, estão as famosas capelinhas de mosaico. De acordo com a Secretaria de Turismo de São Bento, os artistas plásticos Ângelo Milani e Claudia Vilar se mudaram para a cidade e começaram a realizar trabalho, transformando as Capelas de Santa Cruz I, II e III.
Hospitalidade acolhedora
Por fim, a hospitalidade dos moradores locais faz deste destino merecedor do prêmio. Afinal, os visitantes são recebidos de braços abertos e têm a oportunidade de experimentar a autêntica cultura do interior paulista. Não é à toa que a cidade foi reconhecida como o destino mais acolhedor do Brasil em 2024.
Com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, São Bento do Sapucaí oferece uma variedade de opções de hospedagem, que vão desde charmosas pousadas até confortáveis chalés nas montanhas. Para completar a experiência, os turistas podem desfrutar do acolhimento dos locais e se sentir verdadeiramente em casa.
Ou seja, São Bento do Sapucaí é um destino imperdível para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e momentos inesquecíveis. Com sua hospitalidade única e belezas naturais exuberantes, a cidade se consolida como um dos melhores destinos turísticos do Brasil, conquistando o coração de quem a visita.