Você conhece Analândia? O pequeno município no interior de SP pode ter somente 5 mil habitantes, mas com certeza abriga diversas surpresas para quem curte explorar as riquezas interioranas. O destino fica a menos de três horas da capital e quem apresenta esse roteiro em parceria com o São Paulo Secreto é a família Wale, eles já estiveram por aqui antes, contribuindo para o artigo ‘100 destinos imperdíveis na capital de São Paulo e arredores‘.
Agora, os Wales estão em uma aventura pelo interior paulista e compartilham as melhores dicas de turismo em Analândia com a gente. Então, já anote a sugestão do casal de reservar 3 ou 4 dias para esse roteiro e aproveite o melhor do surpreendente município.
O que fazer em Analândia?
Praça principal de Analândia
O ponto de partida é a charmosa pracinha da Igreja Matriz de Sant’ Ana, um clássico das cidades interioranas que não pode e nem deve passar batido em uma visita. Por lá, você também encontra a oficina de turismo do município.
Restaurante Hermes
Quando a forme bater, não deixe de passar no Hermes. Segundo o Casal Wale:
Em Analândia, não há muitas opções de restaurantes, já que o grande atrativo é o ecoturismo (grutas, quadriciclos, trilhas…). Porém, o único restaurante que funciona todos os dias para almoço é o Hermes, que oferece comida caseira a vontade por um preço fixo.
Pousada Morada da Serra
Os dias de aventura são agitados em Analândia. Por isso, a família escolheu a Pousada Morada da Serra para passarem suas noites e apreciarem a vista incrível de dois grandes pontos turísticos da região pelas manhãs.
Nos hospedamos na Pousada Morada da Serra, que tem opções de alugar a casa principal ou o loft, ambas oferecem uma vista de tirar o fôlego para o Morro do Camelo e do Cuscuzeiro!
Gruta Cova da Onça
O primeiro passeio é uma aventura cheia de história. A família compartilha sua experiência com a gente:
A Gruta Cova da Onça foi descoberta pelo Juraci Albieri, um dos moradores de Analândia e pai do Calebe Albieri, guia profissional de Ecoturismo. Esta gruta foi visitada e estudada por pesquisadores da USP, que descobriram artefatos indígenas de mais de 5000 anos!
Gruta do Índio
Além da Gruta Cova da Onça, há mais para descobrir em Analândia. Outro ponto turístico visitado pelos Wales foi a Gruta do Índio, mais um local histórico que marca o passado indígena brasileiro.
Com inscrições rupestres de 5000 – 7500 anos e vistas espetaculares. Para essa trilha, é indispensável contatar o guia Calebe para uma experiência inesquecível.
Trilha do Jequitibá Rosa
A família Albieri tem grande contribuição no turismo da cidadezinha. Além da Gruta Cova da Onça, o pai do guia também descobriu um grandioso Jequitibá Rosa, datado com mais de 600 anos de vida, em meio à vegetação.
Para encontrar o exemplar é necessário passar pela Fazenda São Francisco. A família de viajantes retrata o que você pode adquirir por lá:
O proprietário, Senhor Antônio, tem um pequeno empório com delícias como: doce de leite, mel silvestre e cachaças artesanais. Tudo produzido na própria fazenda!
Passeio de quadriciclo em Analândia
Por fim, mais um pouquinho de emoção pode encerrar a aventura com chave de ouro! Os Wales compartilham que, junto ao Vrum Analândia e o guia Douglas, eles puderam passear com quadriciclos pelos parque do Morro do Cuscuzeiro e Morro do Camelo. Ao fim, assistiram ao pôr do sol em meio à natureza.