Você sabia que a capital da aventura está no interior de São Paulo, a pouco mais de 200 quilômetros da capital? Estamos falando de Brotas, cidade com pouco mais de 24 mil habitantes que se tornou conhecida nacionalmente pelas atrações naturais. Ou seja, se você é adepto do ecoturismo, não pode deixar de visitar!
Desde trilhas para aproveitar cachoeiras até rafting, o município certamente terá opções de sobra para quem é adepto da adrenalina. Então se essa viagem é para você, confira a seguir nosso guia com as melhores atrações e dicas para conhecer o local. Aproveite!
O que fazer em Brotas (SP)?
Rafting
Uma das atividades preferidas dos turistas em Brotas é o rafting, em que os aventureiros navegam rio abaixo sob instrução de um especialista. Há opções noturnas e até para crianças, sendo a opção perfeita para quem gosta de adrenalina.
Parque dos Saltos
Este parque municipal está próximo ao centro da cidade, sendo uma opção imperdível e totalmente gratuita. Aqui você pode admirar o Rio Jacaré Pepira e a belíssima paisagem preservada ao seu redor, além de atividades ao ar livre. Por exemplo trilhas, caminhadas e banhos de cachoeira.
Poção Brotas
Este parque natural é um verdadeiro oásis de atividades ao ar livre. Por lá, os turistas podem aproveitar tirolesa, slackline, trilhas, boia cross, arvorismo e mais! O Poção Brotas oferece pacotes de hospedagem ou day use, com restaurante disponível no local. Animais de companhia são bem-vindos.
Sítio Pantanal
Em seguida, mais um ecoparque com day use para turistas. O Sítio Pantanal combina turismo rural e ecológico, com campos de girassóis, caiaque, slackline, prainha artificial e playground para os pequenos. Quando bater a fome, basta ir no restaurante local para experimentar uma deliciosa comidinha da roça.
Viva Brotas
Este parque oferece atividades radicais como sky bike, tirolesas, escalada em cachoeiras e a exclusiva Queda Livre. Apesar de ser muito confundida com o bungee jump, essa atividade consiste em saltar de uma plataforma com uma corda elástica amarrada aos pés, que vai diminuindo a velocidade da queda gradativamente.
Planeje sua viagem!
É possível visitar Brotas em um fim de semana, afinal, a cidade está a apenas 244 quilômetros de São Paulo. Mas recomendamos que você reserve de 4 a 5 de dias para essa viagem, de forma a aproveitar todas as atrações com calma.
A viagem de carro dura em média 2h30, com valor total de pedágio podendo chegar a até R$ 100 (ida e volta). Já a viagem de ônibus dura cerca de 4h e custa R$ 114,38 o trecho.
Se o seu objetivo é fazer trilhas, recomendamos que visite a cidade durante o outono/inverno, de abril a setembro. Isso porque a época seca favorece atividades ao ar livre em clima ameno, por volta de 20ºC, sem risco de chuva. Já no verão as temperaturas sobem para até 30ºC, favorecendo atividades aquáticas.