Se você anda em busca de um destino paradisíaco para visitar neste verão, a dica do dia é Ubatuba. Afinal, a cidade litorânea combina belíssimas praias à natureza exuberante, com paisagens que são verdadeiros cartões-postais!
Localizada a 220 km de São Paulo, a cidade é hoje uma das preferidas dos paulistanos. Afinal, em 2024 uma pesquisa da Datafolha com moradores da capital elegeu o município como a melhor praia do sudeste, e uma das melhores praias do Brasil. Não precisamos falar mais nada para te convencer dessa viagem, não é mesmo?
Portanto, trazemos a seguir um guia com dicas do que fazer em Ubatuba, com as praias que você não pode deixar de visitar!
O que fazer em Ubatuba?
Ilha da Selinha
Sabia que a menor praia do mundo pode estar em Ubatuba? A Ilha da Selinha, também chamada de Ilha Rachada, possui uma pequena faixa de areia de 40 metros de extensão e apenas 5 metros de largura. Tão pequena que a prefeitura local a indicou para o Livro dos Recordes!
Este belíssimo cartão-postal de Ubatuba é acessível por meio de passeios de barco ou lancha, ou ainda passeios a mergulho. Mas esses são recomendados apenas para pessoas com experiência!
Praia do Puruba
Localizada a 20km do centro da cidade, a Praia do Puruba é um paraíso quase intocado de Ubatuba. Ela chama a atenção pela tranquilidade e pelo encontro único do mar com os rios Puruba e Quiririm, permitindo banhos em água doce e salgada.
Para acessar a praia, é preciso atravessar o rio de barco, passeio oferecido por moradores locais na alta temporada, ou à pé, caso a maré esteja baixa. Ainda assim, é preciso estar atento à correnteza para garantir uma visita segura a esse destino único ubatubano.
Praia da Maranduba
Para quem prefere um passeio com maior infraestrutura e movimento, a dica é a Praia da Maranduba. Com orla de 2 km, o local conta com quiosques, restaurantes, passeios de banana boat, aluguel de caiaques e mais.
O melhor momento para visitá-la é fora da temporada, pois a praia costuma ficar bastante lotada durante as férias.
Parque Estadual da Serra do Mar
Por fim, a cidade também guarda o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, uma das reservas ambientais mais importantes do estado de São Paulo. A unidade de conservação conta com cinco praias totalmente preservadas, perfeitas para quem busca praticar surfe ou apenas tirar um dia de tranquilidade à beira-mar.
Além disso, o parque oferece atividades como trilhas, canoagem, observação de aves, passeios noturnos e visitas a cachoeiras! Aliás, é no Núcleo Picinguaba encontramos a Cachoeira Água Branca, a maior de São Paulo. Com impressionantes 180 metros de altura, a queda d’água é uma das vistas mais bonitas que você encontrará pela cidade.