×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Sabia que dá para ver o mar sem sair da capital? Conheça o Parque Estadual Serra do Mar

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

ver o mar em são paulo

Ao final da trilha do Mirante do Curucutu, dentro do parque, se pode avistar o mar e a cidade de Mongaguá.

Até conseguimos entender por que São Paulo é chamada de selva de pedra. Prédios e mais prédios preenchem as ruas da cidade. Mas nós já mostramos algumas vezes por aqui que a cidade ainda preserva amostras da natureza, com áreas remanescentes da Mata Atlântica. O extremo sul da capital é o maior exemplo de que São Paulo tem ainda guarda segredos, como uma cratera de milhões de anoscachoeiras onde é possível relaxar dentro de São Paulo, e até uma “ilha”.

+ 11 lugares imperdíveis na Zona Sul

O Parque Estadual da Serra do Mar é mais uma dessas surpresas que a região do bairro de Engenheiro Marsilac (a cerca de 70km do centro) reserva aos visitantes. O parque é o maior do Estado de São Paulo e conta com mais de 332 mil hectares, abrange 25 municípios e é dividido em dez núcleos. Na capital paulista, está localizado o Núcleo Curucutu. Sua origem se deu na Fazenda Curucutu, produtora de carvão, adquirida pelo governo em 1958 e transformada em Reserva Florestal.

O Núcleo foi criado junto com o parque em 1977 e, desde então, protege cerca de um quinto de todas as espécies de aves que existem no Brasil, sendo algumas delas ameaçadas de extinção. Existe o registro também de 270 espécies de mamíferos, sendo 20% são exclusivas da Mata Atlântica, incluindo a onça-parda.

Mas para além de toda a riqueza ambiental, uma das principais atrações do parque é a trilha que leva até o único trecho da cidade de São Paulo que está ao nível do mar, e de onde é possível avistar algumas cidades do litoral sul.

A trilha do Mirante Curucutu tem 1,6 km e nível de dificuldade médio. São necessárias cerca de três para percorrer o trajeto enquanto é possível observar a diversidade de paisagens de mar, de morros e encostas da Serra do Mar. A trilha atinge o cume da serra, no limite entre os municípios de Itanhaém e São Paulo, onde, em dias de céu claro, é possível ver o mar das cidades de Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém.

Publicidade

Para realizar o passeio gratuito é preciso entrar em contato com a administração do polo através do telefone: +55 13 3422-5657 e agendar um horário de quarta a domingo, das 9h às 16h30.

Onde: Rua da Bela Vista, 7090 – Embura do Alto

Os 4 principais cursos de água em São Paulo

Você sabia que, em São Paulo, ninguém está a mais de 300 metros de distância de um curso de água? Não é para menos: a cidade possui mais de 200 rios, ribeirões e riachos.

Conheça os principais rios da cidade clicando aqui.

Bem-estar & Natureza Guias Secretos O Que Fazer