A praia de Santos é a praia mais perto de São Paulo. Por isso, acaba por ser a primeira opção para os paulistano que desejam apenas dar um mergulho, sem tempo a perder. Afinal, a apenas cerca de 70 km da capital de São Paulo, em mais ou menos 1h, já está o mar de Santos.
Então, se você também não perde nenhuma oportunidade para descer a Serra, confira o que há de melhor por lá.
Santos: a praia mais perto de São Paulo
Localizada no litoral paulista e a 72 km de São Paulo, Santos ostenta o 5º lugar no ranking de qualidade de vida dos municípios brasileiros, conforme Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Sua história começa em 1543, quando fica pronto o Outeiro de Santa Catarina, local que recebeu a capela e marco inicial de Santos. Em artigo da Wikipédia, a informação se completa com:
Atribui-se a fundação de Santos a Brás Cubas, sertanista português que, em 1536, recebeu a mais vasta sesmaria do litoral da Capitania de São Vicente. Em 1543, Brás Cubas instalou às margens da baía a Casa de Misericórdia de Todos os Santos para abrigar doentes dos navios que chegavam da metrópole. O povoado, com nome simplificado de Santos foi elevado à categoria de vila em 1545.”
Os atrativos de Santos
Praia, história, cultura, aventura… Estes são apenas alguns dos atrativos que fazem de Santos uma cidade a ser visitada. Confira o que fazer em Santos clicando aqui.
Com sete km de praias e 13 de cais, a cidade caiçara também possui o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo, segundo o Guiness Book.
Além disso, Santos conta com um Centro Histórico preservado e outras dezenas de pontos turísticos como:
- Palácio José Bonifácio, onde funciona a Prefeitura;
- Museu do Café, onde funcionava a Bolsa Oficial do Café e marca de um período de economia pujante, no início do século 20;
- Monte Serrat, o morro mais alto de Santos;
- Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, que guarda a história do time que fez a cidade se tornar conhecida mundialmente;
- Engenho dos Erasmos, primeiro engenho de açúcar do Brasil de que se tem notícia;
- Santuário do Valongo;
- Catedral de Santos;
- Estação Ferroviária do Valongo;
- Museu Pelé;
- Aquário Municipal;
- Orquidário;
- Jardim Botânico.
Ou seja, já deu para perceber que não faltam razões para conhecer a praia mais perto de São Paulo, não é?