A cidade de Ubatuba, a 220 km da capital, é uma das melhores opções para quem deseja fazer uma escapadinha para o litoral. Afinal, a praia preferida dos paulistanos oferece opções tranquilas, cristalinas e repletas de natureza! Dentre elas, a Praia do Puruba, um paraíso quase intocado na região norte da cidade, onde é possível observar o belíssimo encontro de dois rios com o mar.
A 20 km do Centro de Ubatuba, a praia encanta turistas pela sua natureza exuberante e tranquilidade, sendo quase deserta. No entanto, o acesso à praia é diferente do que estamos acostumados, e é preciso estar atento para evitar qualquer tipo de acidente.
Se você está pensando em visitá-la, fique atento em nossas dicas para fazê-lo em segurança!
Praia do Puruba: atenção à travessia é fundamental
A Praia do Puruba, certamente, é uma das mais únicas e emblemáticas do estado de São Paulo. Afinal, ela é margeada pelo encontro do mar com os dois rios, Puruba e Quiririm. Isso faz com que seus visitantes possam se banhar em águas doces e salgadas.
Por conta disso, o acesso à praia é diferente: é preciso atravessar o rio para alcançar o oceano! Em dias de grande movimento, sobretudo na alta temporada e feriados, membros da comunidade caiçara local oferecem a travessia em barcos, mediante pagamento.
Também é possível atravessar sem os barcos, e é aí que os turistas precisam estar atentos.
Como acessar a praia?
Em marés mais altas, muitas pessoas decidem nadar até a outra margem. Neste caso, é preciso tomar cuidado com a correnteza, que desagua no oceano. Mesmo os nadadores mais experientes não devem entrar no rio em dias de correnteza forte, pois ela pode arrastá-los para o mar.
Já em maré baixa e períodos de seca, a maioria dos banhistas faz a travessia a pé. Neste caso, é comum caminhar com água até os joelhos, ou no máximo até a cintura. Ainda assim, recomenda-se evitar a travessia se a correnteza estiver forte. Mesmo com profundidade até a cintura, a potência das águas pode tornar a travessia perigosa.
Isso significa que você deve evitar o passeio até a Praia do Puruba? É claro que não! O importante é visitá-la com segurança e respeito às forças da natureza. Dessa forma, você terá tranquilidade para aproveitar ao máximo todas as belezas deste paraíso praticamente intocado.