A TV Vanguarda, afiliada à TV Globo, fez uma reportagem que chamou a nossa atenção. Afinal, a chamada deixava a pergunta no ar: “A menor praia do mundo fica em Ubatuba?”
Estamos sempre em buscas de curiosidades sobre São Paulo – não apenas a cidade, mas o estado como um todo. Portanto, foi fácil nos convencer a investigar a questão.
Ilha da Selinha: a menor praia de Ubatuba (e, talvez, do mundo)
A quase 2 km da costa de Ubatuba, a Ilha da Selinha – conhecida como Ilha Rachada – pode entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a menor praia do mundo. Pelo menos, é o que a prefeitura da cidade almeja, de acordo com a reportagem da TV Vanguarda.
Já segundo o blog Curiosidades de Ubatuba,
A ilha da Selinha é recoberta por espécies vegetais de predominância da Mata Atlântica, não é habitada e seus entornos são de costões rochosos. Um fato muito interessante é que entre as duas enormes formações rochosas, temos uma minúscula faixa de areia formando a ‘menor praia de Ubatuba’.”
O blog ainda afirma que a praia atravessa a ilha inteira, e deve ter entre 30 e 40 metros. A extensão de areia deve ter, no máximo, cinco metros de largura. Porém, a maior parte dela tem menos de dois metros de largura. Ou seja, é realmente uma praia bastante pequena.
Apesar de a Ilha Rachada fazer parte de passeios de barco em Ubatuba, é proibido desembarcar no local. Isso porque o tamanho da ilha não comportaria o número de turistas. Além disso, uma reportagem do Uol, afirma que “há um aglomerado de pedras que geram fortes ondas, de acordo com a força do mar, o que poderia gerar sérios acidentes durante o embarque e desembarque dos turistas.”
Mas será que é mesmo a menor?
Atualmente, é a praia de Gulpiyuri, localizada nas Astúrias, na Espanha, é considerada a menor do mundo com seus apenas 50 metros de extensão.
No Correio Braziliense, descobrimos a curiosa formação da praia espanhola:
Este pedaço de mar cercado de montanhas é um fenômeno raro na natureza e acontece porque as ondas romperam as rochas calcarias da costa, deixando um buraco de aproximadamente 50 metros por onde chega a água do mar. Assim, a Praia de Gulpiyuri tem pequenas ondas e está sujeita às marés.”
Ou seja, por enquanto, é preciso esperarmos antes de afirmar que a Ilha da Rachada, em Ubatuba, é a menor praia do mundo. Porém, podemos sempre torcer para que o título fique para a cidade do litoral norte, não é?