Em uma cidade grande como São Paulo, por vezes, tudo o que precisamos é de um respiro de ar puro para desestressar. Por isso, selecionamos alguns lugares para desfrutar da natureza em São Paulo, para aqueles que desejam se distanciar um pouco da rotina de cidade grande. Confira!
Jardim Botânico
Com 360 mil metros quadrados, o Jardim Botânico de São Paulo é uma boa opção para encontrar muita natureza e muita paz. Não deixe de andar pelas muitas trilhas que cortam a mata e visitar o Túnel do Bambu e o Lago das Ninféias.
📍 Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Vila Água Funda
Solo Sagrado de Guarapiranga
O Solo Sagrado foi construído pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil às margens da Represa de Guarapiranga, com a intenção de ser um “protótipo do paraíso terrestre”. Sua área de 327.500 m², o transformou em um dos lugares mais bonitos em meio à natureza da cidade.
📍 Avenida Professor Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande
Cafezal urbano
O maior cafezal urbano fica aqui mesmo, em São Paulo. Possui cerca de 2.000 pés de café em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto Biológico, na Vila Mariana, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades de café Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC).
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do Instituto estudarem o controle de pragas agrícolas.
📍 Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana
As cachoeiras em Parelheiros e Engenheiro Marsilac
Parece difícil acreditar que dentro da capital paulista seja possível encontrar cachoeiras. Mas é verdade! No extremo sul, nos bairros de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, você pode desfrutar de cinco cachoeiras sem precisar sair da cidade.
📍 Confira a lista completa e os endereços aqui.
Represa de Guarapiranga
Considerada a praia dos paulistanos que vivem no extremo sul da capital, a represa é a prova de que não é só descendo a serra que o paulistano pode nadar, tomar sol e aproveitar a natureza.
Na divisa entre os municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, a represa conta com 18 praias reconhecidas pela Prefeitura além de cinco parques no seu entorno. Tudo isso faz do local, a escolha perfeita para contemplar a natureza, praticar esportes e relaxar.
Parque Estadual da Cantareira
Na zona norte da capital, no Parque Estadual da Cantareira, você pode fazer um passeio incrível para deixar a loucura do dia a dia para trás. Aberto ao público em 1989, o parque é uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo.
Uma das trilhas mais feitas pelo público é a da Pedra Grande, que garante uma vista panorâmica da cidade. O acesso até ao mirante acontece a partir do Núcleo da Pedra Grande.
📍 Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Uma ‘ilha’ sem sair de São Paulo
A cerca de 30 km do centro, a Ilha do Bororé foge da imagem que se tem da capital paulista. Conhecido como ilha, o bairro é na verdade uma península cercada pela represa Billings, e é mais um dos destinos que promete um respiro de natureza em São Paulo.
📍 Estrada das Vieiras, s/n – Bororé
Parque Ecológico do Tietê
Que tal andar de bicicleta e sentir a brisa batendo no rosto? Ou alugar um pedalinho para curtir o dia no meio de um lago? Tudo isso é possível no Parque Ecológico do Tietê, que conta com diversas opções de atividades.
📍 Rua Guirá-Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart
Pico do Jaraguá
Se você está precisando de um detox urbano, aqui é o lugar. O ponto mais alto de São Paulo oferece ao visitante muito verde, silêncio, trilhas e ar puríssimo.
📍 Parque Estadual do Jaraguá – Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luísa
Horto Florestal
A biodiversidade é o destaque aqui. Além dos vários tipos de árvores (que incluem eucalipto, pau-brasil, jatobá e outras tantas), ainda é possível observar tucanos, maritacas, esquilos, macacos-prego e até capivaras. Que tal um piquenique ouvindo o cantar de pássaros?
📍 Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Parque do Ibirapuera
O parque mais popular de São Paulo pode até ser um item óbvio, mas vale citar. Embora costume ficar mais cheiro aos fins de semana, ainda é um ótimo lugar para respirar ar puro, sentir o cheiro da terra e se conectar com a natureza em São Paulo.
Dica: o site do Parque do Ibirapuera disponibiliza um mapa para os visitantes poderem identificar os elementos da flora e da fauna ali presentes.
📍 Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número – Vila Mariana
CEAGESP
E finalmente, por que não levar a natureza para dentro de sua casa? O CEAGESP conta com a maior Feira de Flores do país. Por lá, mais de 800 mil toneladas de flores e plantas são comercializadas a cada semana. Vá preparado para carregar vasos e mais vasos!
📍 Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina