Você sabia que São Paulo tem um total de 113 áreas verdes em seu território? Com esse tanto de opções, só repete passeio quem quer! Abaixo, listamos alguns parques pouco conhecidos de SP, que podem passar despercebidos pelo grande público paulistano.
Quer sair da rotina? Visite estes parques pouco conhecidos de SP!
Parque do Piqueri
Com 97 mil metros quadrados de área verde, o Piqueri é uma das principais opções de lazer para quem mora na região do Tatuapé. Os visitantes encontram pistas para caminhada e corrida, quadras poliesportivas, campo de futebol de areia e playgrounds. Além disso, há um lago encantador com várias espécies de aves e tartarugas.
Onde: Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé
Parque Alfredo Volpi
No Parque Alfredo Volpi, os usuários desfrutam principalmente de trilhas para caminhadas, pista de cooper, mesas para piquenique e playground. A área de 142 mil metros quadrados ainda dispõe de três lagos, alimentados por uma mesma nascente natural, e várias espécies da flora e da fauna.
Onde: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi
Parque Shangrilá
Por aqui, a principal atração são as 119 espécies de animais que vivem na área. Entre anfíbios, insetos, répteis, mamíferos e aves, é possível encontrar até mesmo um exemplar de gambá-de-orelha-preta. Para completar a boa experiência, o Parque Shangrilá oferece estrutura para toda a família, com mesas, playground e quadra de areia.
Onde: Rua Irmã Maria Lourença, 250 – Grajaú
Parque do Cordeiro – Martin Luther King
A área do Parque do Cordeiro dispõe de pistas de caminhada e de ciclismo, aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva e até um belíssimo espelho d’água. Com alguma sorte, os visitantes poderão avistar entre as árvores um dos grupos de saguis que moram no parque.
Onde: Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre
Parque Senhor do Vale
Ótima opção para famílias com crianças, o Parque Senhor do Vale oferece áreas livres onde se pode correr, meditar ou andar de bicicleta. Além disso, os gramados são perfeitos para estender uma toalha e improvisar um piquenique.
Uma curiosidade: o nome “Senhor do Vale” vem da tradução do tupi-guarani “Jaraguá” e foi escolhido em homenagem ao pico mais famoso de São Paulo.
Onde: Rua Blas Parera, 487 – Pirituba
Parque Modernista
Em 1928, o arquiteto Gregori Warchavchik construiu uma belíssima casa ao estilo moderno no bairro Vila Mariana. Sua esposa Mina Klabin era paisagista e desenhou um jardim com diversas espécies nativas brasileiras ao redor, jardim esse que se tornou um ponto de eventos para a sociedade da época.
Hoje em dia, a casa se tornou propriedade do Estado e o jardim virou a área verde do Parque Modernista. Uma visita imperdível bem no meio da cidade, que permite um passeio histórico, arquitetônico e cultural.
Onde: Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana
Parque Praia São Paulo / Praia do Sol
Quem disse que não tem praia em São Paulo? A Praia São Paulo, também conhecida como Praia do Sol, está na orla da Represa de Guarapiranga e é perfeito para quem busca um mergulho nos dias quentes. A área também permite a prática de outros esportes, como caminhada, ciclismo e equipamentos de ginástica.
Onde: Avenida Atlântica, 3100 (Antiga Robert Kennedy) – Guarapiranga