×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Bem-estar & Natureza O Que Fazer

Parque Ecológico do Tietê: lazer às margens do principal rio da cidade

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Parque Ecológico do Tietê

O local é considerado uma das grandes reservas ambientais de São Paulo.

Localizado na zona Leste de São Paulo, o Parque Ecológico do Tietê foi inaugurado no dia 17 de março de 1982, ocupa uma área de 14 milhões de m² nas margens do Rio Tietê, entre os bairros de São Miguel Paulista e o município de Guarulhos.  O parque e área de proteção ambiental equivalem a 5 Central Parks ou a 11 Ibirapueras.

Além de preservar fauna e flora da várzea do rio Tietê, o parque proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer aos visitantes. Entre elas: trilhas de caminhadas, campos de futebol e quadras poliesportivas, quiosques com churrasqueiras para locação, playgrounds, aluguel de bikes e pedalinhos.

Parque Ecológico do Tietê
@_gabrielhenrii

O espaço ainda conta com um Centro de Educação Ambiental, o Museu do Tietê e um Centro de Recepção de Animais Silvestres, que atualmente abriga cerca de dois mil animais, como quatis, que foram doados pela população ou apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e pela Polícia Florestal.

Parque Ecológico do Tietê
Quati no Parque Ecológico do Tietê
@daniel_foto_grafia

Este local é considerado uma das grandes reservas ambientais no Estado e parte de sua área também serve como bacia de acumulação de água, para que não haja enchentes na Marginal Tietê.

O projeto arquitetônico e paisagístico foi feito pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Para chegar de carro, o acesso fica na Rodovia Ayrton Senna, na altura do km 17. Pela CPTM, a estação Engenheiro Goulart (Linha 12 – Safira) é a mais próxima ao local.

É bom lembrar que, nesta fase de reabertura, o Parque Ecológico do Tietê permanece fechado nos fins de semana e feriados. O uso de máscara é obrigatório.

Publicidade

Centro de Lazer Engenheiro Goulart – Parque Ecológico do Tietê
Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart
Entrada: gratuita

Foto de capa: @Renan.R.Mattos/Wikipedia