Localizado na zona Leste de São Paulo, o Parque Ecológico do Tietê foi inaugurado no dia 17 de março de 1982, ocupa uma área de 14 milhões de m² nas margens do Rio Tietê, entre os bairros de São Miguel Paulista e o município de Guarulhos. O parque e área de proteção ambiental equivalem a 5 Central Parks ou a 11 Ibirapueras.
Além de preservar fauna e flora da várzea do rio Tietê, o parque proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer aos visitantes. Entre elas: trilhas de caminhadas, campos de futebol e quadras poliesportivas, quiosques com churrasqueiras para locação, playgrounds, aluguel de bikes e pedalinhos.
O espaço ainda conta com um Centro de Educação Ambiental, o Museu do Tietê e um Centro de Recepção de Animais Silvestres, que atualmente abriga cerca de dois mil animais, como quatis, que foram doados pela população ou apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e pela Polícia Florestal.
Este local é considerado uma das grandes reservas ambientais no Estado e parte de sua área também serve como bacia de acumulação de água, para que não haja enchentes na Marginal Tietê.
O projeto arquitetônico e paisagístico foi feito pelo arquiteto Ruy Ohtake.
Para chegar de carro, o acesso fica na Rodovia Ayrton Senna, na altura do km 17. Pela CPTM, a estação Engenheiro Goulart (Linha 12 – Safira) é a mais próxima ao local.
Onde: Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart