Com área maior que a do Ibirapuera, parque é boa opção para passeios familiares.
Fundado em setembro de 1896, o Parque Estadual Alberto Löfgren é mais um lugar que todo paulistano deveria conhecer. Também conhecido como Horto Florestal, o local possui área maior que a do Ibirapuera, com 1,8 milhão de metros quadrados. Além disso, dispõe de biodiversidade ímpar, museu, trilhas e áreas para lazer e práticas esportivas.
+ 15 lugares para visitar e curtir a Zona Norte
Ao longo do texto, te daremos seis bons motivos para você considerar uma visita ao parque, localizado na zona norte paulistana.
Alta biodiversidade
O parque possui uma enorme biodiversidade. No que cabe à flora, destacam-se espécies exóticas como eucalipto e pinheiro-do-brejo, enquanto as árvores nativas incluem pau-brasil, jatobá, pau-ferro e carvalho-nacional.
Já na parte da fauna, é possível observar tucanos, maritacas, gambás, capivaras, jacus, esquilos, macacos-prego, garças, serelepes e mergulhões.
Espaço para práticas esportivas
Esporte é saúde! Portanto, não deixe de calçar seus tênis de corrida e praticar um cooper pelas várias pistas dispostas no parque. Além disso, há equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva e campos de futebol.
Ótimo para ir com a família
Programando uma saída com toda a família? O Horto Florestal é a pedida certa. O local conta com área de piquenique (com mesinhas próprias para a comilança), parque infantil e fraldário.
Que tal uma trilha educativa?
A administração do parque forma turmas de visitantes para as chamadas “trilhas interpretativas”. Assim, um monitor guia o caminho enquanto ensina sobre as espécies vegetais encontradas por ali.
Museu Florestal Octávio Vecchi
Também chamado de Museu da Madeira, a instituição inaugurada em 1931 é reconhecida internacionalmente por ter o maior acervo de madeiras da América Latina.
O acervo imenso inclui sementes, folhas e frutos de várias árvores, além de móveis confeccionados com madeira nativa.
Estátua de São João Gualberto
O parque é “guardado” pela imagem de São João Gualberto, o protetor das florestas do Estado de São Paulo. A estátua foi presente do governo italiano e chegou ao local em 1957, trazida por monges beneditinos.
Vira e mexe, são rezadas missas campais em frente à imagem em celebração ao santo.
Onde: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal