Se você é do tipo de pessoa que gosta de “bater perna”, as feiras temáticas de São Paulo são excelentes opções de passeio! Além de incentivar a economia local e apoiar artistas e comerciantes, também é possível encontrar muita arte, relíquias e cultura entre as barraquinhas espalhadas pelas ruas da cidade.
Conheça algumas das feiras e mercados mais diferentões e divertidos de SP para dar um rolê.
Índice
Para quem gosta de artesanato:
Arte na Praça Omaguás
Feira formada exclusivamente por produtores de arte e artesanato, na região de Pinheiros.
Onde: Praça dos Omaguás, 900 – Pinheiros
Feira de artesanato na Lapa
Todos os sábados esta feira enfeita a Lapa com as barraquinhas que ofertam os mais diversos produtos: bordados, bonecas de pano, decorações. Dependendo do dia que você visitar, pode encontrar até uma apresentação teatral na praça.
Onde: Praça Cornélia: Rua Clélia, 900 – Lapa
Artesanatos no Ipiranga
Aos domingos e feriados, diversas barracas brancas e amarelas se instalam próximo ao palácio que um dia abrigou Dom Pedro I. A disposição é simples: nas pontas da ferinha estão os artesões e ao centro, as opções de alimetação.
Onde: Rua dos Patriotas, em frente ao Museu do Ipiranga – Ipiranga
Feira da Praça da República
Desde 1956, a praça recebe a feinha com mais de 300 barracas expositoras aos sábados e domingos. Além disso, lá é possível encontrar pratos de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Onde: Praça da República, República – Centro
Feiras com temáticas de outros países:
Feira da Liberdade
A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Praça da Liberdade, ou feirinha da Liberdade, é uma feira criada em 1975. Por lá, você pode degustar o melhor da gastronomia oriental.
Onde: Praça da Liberdade – Liberdade
Feira da Kantuta
A feira da Kantuta acontece no distrito do Pari e é o reduto de imigrantes bolivianos e de outros países latinos. O nome foi dado por causa da flor de mesmo nome, que possui as cores da bandeira da Bolívia.
Onde: Praça kantuta, 924 – Canindé
Feira Cultural Leste Europeia
Culinária e artesanato típicos da região do Leste Europeu juntos nesta feira mensal, que fica perto do Parque Ecológico Vila Prudente. Próximas datas de 2024:
- 28 de abril;
- 19 de maio;
- 09 de junho;
- 14 de julho;
- 04 de agosto;
- 15 de setembro;
- 13 de outubro;
- 10 de novembro;
- 1° de dezembro.
Onde: Rua Aracati Mirim, 115 – Jardim Avelino
Feira Africana de rua
Nesta feirinha, além de conhecer a cultura dos países da África com nativos, você encontrará tecidos, máscaras, camisas e acessórios com estamparia tradicional. A maioria dos produtos são produzidos e vendidos por imigrantes do Senegal, Moçambique, Nigéria, Angola, Camarões e Congo. Ela funciona todos os dias em horário comercial.
Onde: Saída do Metrô República. Avenida Ipiranga – República
Para garimpar:
Feira de Artes, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto
A Feira da Praça, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte do calendário turístico e de lazer de São Paulo.
Onde: Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Feira do Masp
A Feira de Antiguidades do Masp acontece aos domingos no vão do museu e reúne colecionadores de antiguidades.
Onde: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Feira do Bixiga
Uma das feiras mais tradicionais da cidade, acontece aos domingos, desde 1982 no mesmo endereço.
Onde: Praça Dom Orione – Bela Vista
Mais feirinhas para curtir:
Feira de Flores da Ceagesp
Acontece nas madrugadas de terça a sexta, entre a meia noite e às 8h30, na Ceagesp. Se você é apaixonado por flores e plantas, aqui vai encontrar o melhor preço.
Onde: Rua Aroaba, 273 – Vila Leopoldina
Feira Jardim Secreto
Ao decorrer deste artigo, falamos de diversas feiras temáticas tradicionais – E até mesmo históricas. – da cidade. Por outro lado, a Feira Jardim Secreto é relativamente nova, surgiu em 2013, e já faz muito sucesso por aqui. Nela você encontra produtores independentes e muitos produtos legais.
Outro diferencial é que ela não tem um lugar fixo pra acontecer, ou seja, basta acompanhar a programação para ver quando uma edição acontecerá próximo da sua casa! Em outras ocasiões, o Jardim Secreto já passou pela Cinemateca Brasileira, na Zona Sul, na Casa das Caldeiras, na Zona Oeste, na Rua Fortunato, no Centro, e na Cervejaria Tarantino, na Zona Norte.
Onde: Feira itinerante, confira as edições aqui.