Mas no Parque Estadual da Serra da Cantareira, você pode estar em meio à natureza e ainda curtir um dos mirantes da capital. 🌳
Parece difícil acreditar que em meio à selva de pedra que é São Paulo seja possível entrar em contato com a natureza. Nós já contamos sobre uma outra trilha que vale super a pena para visitar o Pico do Jaraguá – ponto mais alto da cidade. Mas ele não é único local. Na zona norte da capital, no Parque Estadual da Cantareira, você pode fazer um passeio incrível para deixar a loucura do dia a dia para trás. Aberto ao público em 1989, o parque é uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo.
Uma das trilhas mais feitas pelo público é a da Pedra Grande, que garante uma vista panorâmica da cidade. O acesso até ao mirante, acontece a partir do Núcleo da Pedra Grande. A entrada deste núcleo do parque fica na Rua do Horto,1 799. O passeio pode ser feito aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h, sendo que a trilha só é permitida até às 15h.
A taxa de visitação é de R$ 9, mas menores de 12 anos e maiores de 60 anos entram gratuitamente. Estudantes pagam meia entrada.
O mirante tem 1010 metros de altitude e para chegar até lá, o visitante precisa fazer a Trilha Pedra Grande. O percurso totaliza 9,6km entre a ida e a volta. Apesar da distância, o trajeto não é íngreme e em duas faz-se o percurso total. O terreno até o topo é asfaltado e tem apenas algumas subidas pelo caminho.
Até chegar ao destino final e ter uma vista surpreendente da cidade, é possível desfrutar de um passeio por uma importante parte remanescente da Mata Atlântica.
Lembramos que, neste momento, por conta da pandemia da Covid-19, causada pelo Coronavírus, todos os núcleos do parque estão encerrados. Mas vale a pena guardar a dica para quando pudermos voltar a sair.
Foto de capa: @treccogiulia