O Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil m² destinados a visitação, oferece um passeio espetacular ao paulistano. Diversas paisagens proporcionam a oportunidade de observar e contemplar a natureza em meio à cidade. Lá, o visitante tem a oportunidade de desfrutar do espaço, além de conhecer espécies de plantas de São Paulo, do país e do mundo.
Em 1893, a administração pública estadual começou a desapropriar uma vasta área de mata nativa a fim de proteger a floresta e as nascentes do Riacho do Ipiranga, na zona Sul da cidade.
Até que em 1928, o naturalista mineiro Frederico Carlos Hoehne foi convidado pelo governo para implantar um horto botânico no local. Do projeto, nasceu o Jardim Botânico de São Paulo, considerado um dos melhores parques da cidade para se relaxar.
Atrações do jardim Botânico de SP:
Meliponário
Novidade no ponto turístico, a atração foi criada para celebrar os 96 anos do Jardim Botânico e abriga dez colônias de abelhas-sem-ferrão nativas do Brasil. Desta forma, o Meliponário conscientiza os visitantes sobre a importância deste inseto ao meio ambiente.
Trilha da Nascente
Construída com madeira de reflorestamento e acessível para pessoas com mobilidade reduzida, a trilha se estende por 360 metros. A experiência é pura observação da natureza e, ao fim, o visitante chega à nascente do córrego Pirarungaua.
Museu Botânico
Nesta atração, o visitante pode mergulhar na história do Jardim Botânico e aprender mais sobre a belíssima Botânica no Brasil e toda a pesquisa cientifica em torno dela. O prédio é dividido em cinco salas e preserva seu acervo original, com o vitral da flora no teto e painéis em alto-relevo que retratam as espécies nativas.
Alameda von Martius
Entre a bilheteria e o Lago das Garças podemos nos deparar com este belo corredor natural formado por gigantes palmeiras-imperiais. É comum ver pessoas praticando caminhada por lá.
Jardim de Lineu
As duas estufas centenárias são patrimônios tombados e abrigam um espelho d’água, pérgolas, escadarias, cercas vivas e outras belezas naturais da Mata Atlântica. A atração é visita obrigatória e encanta todos os visitantes que adentram a estrutura.
Lago dos Bugios
Por lá, o silêncio reina até ser interrompido pelo barulho dos macacos Bugios, que dão nome à atração. O lago é formado por uma das muitas nascentes existentes no Parque Estadual Fontes do Ipiranga e tem uma vegetação única.
Bosque do Pau-Brasil
Visando a conservação da espécie ameaçada de extinção, este bosque é parada obrigatória para os visitantes que nunca tiveram a oportunidade de ver um Pau-Brasil de perto.
Jardim dos Sentidos
Inclusivo e estimulante, a atração propõe um mergulho pelos cinco sentidos, buscando mostrar mais do que os olhos estão vendo. Neste jardim, os visitantes tem contato com a textura das folhas, o cheiro das flores e a diversidade de sabores.
A encantadora biodiversidade da Mata Atlântica
Atualmente, o Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e está, geograficamente, inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, conhecido como Parque do Estado.
Sua área mata atlântica abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como, por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente no jardim.
Conheça esse refúgio paulistano:
O jardim está localizado na Avenida Miguel Stéfano, 3687 – Água Funda e abre para visitação todos os dias, das 9h às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 8,70 e você pode garantir diretamente na bilheteria do ponto turístico ou clicando aqui.
Além disso, você também pode visitar o Jardim Botânico sem sair de casa, através do tour virtual oferecido pelo Governo. Por aqui, você pode conhecer todos os espaços através do mapa do local, além de ver a galeria completa de fotografias. Mas, vai ser difícil não visitar pessoalmente depois dessa experiência.