Localizado no Vale do Ribeira, Iporanga ganhou o título de “Capital das Cavernas” por abrigar belezas naturais impressionantes em meio às suas formações geográficas. A região é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Assim, podemos notar a dimensão da importância ambiental e ecológica da área.
Por lá, os visitantes podem conhecer 13 belíssimas cavernas e muitas cachoeiras, se aventurar em meio à natureza, praticar esportes radicais e descobrir a cultura das comunidades locais da região. Ou seja, Iporanga oferece uma série de atrações para quem busca fugir da rotina.
Ao todo, são mais de 480 cavernas registradas no Cadastro Nacional de Cavernas na região. Mas, apenas as localizadas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o PETAR, e no EcoPark Lago Suspenso podem ser exploradas com segurança. Ainda assim, é um passeio surpreendente e que vale a pena realizar!
Dicas para visitar Iporanga:
Se você já se encantou pela cidadezinha interiorana e suas belezas naturais, não pode deixar de visitá-la. Apesar do turismo movimentar a região durante todo o ano, a melhor época para conhecer as cavernas e cachoeiras é entre abril e novembro, quando o clima está mais ameno e a viagem fica mais agradável.
Além das impressionantes formações geológicas, Iporanga também oferece atrações radicais para quem curte se aventurar. Entre as opções estão ciclismo, boia cross, rapel e atividades mais tranquilas como observação de pássaros.
Por fim, saiba que a entrada principal do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o PETAR, está localizada neste município. Então se você sempre sonhou em conhecer o ponto turístico, a hora é agora! Além disso, você encontra comunidades tradicionais e quilombolas como opção de turismo cultural na cidade de 4.200 habitantes. É uma experiência riquíssima.
Como chegar na cidade?
Iporanga fica a cerca de 300 km da capital. O melhor trajeto para chegar neste belíssimo destino é pegar a Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até a saída 475, seguir pela SP-193 e depois pela SP-165. A viagem dura em torno de 4h30. Portanto, aconselhamos que você planeje, no mínimo, mais de dois dias de permanência para curtir as atrações.
Por lá, os visitantes encontram pousadas para todos os bolsos, desde as mais acessíveis até as mais requintadas. Mas, com uma programação tão diversa e interessante, você com certeza não vai querer ficar parado! Além disso, a famosa Caverna do Diabo está a 40 minutos de distância, então vale aproveitar e fazer uma visitinha.