Estima-se que, a cada ano, 38 milhões de animais silvestres sejam retirados ilegalmente da natureza. Frente a um dado tão triste, em São Paulo nós temos uma iniciativa que busca mudar esse cenário: o Refúgio das Aves, que acolhe e recupera animais que foram vítimas de tráfico.
Com uma equipe de biólogos, veterinários e outros especialistas, o espaço busca reabilitar os animais para a vida selvagem. Ou seja, após um período de cuidados atentos, eles “recebem alta” e retornam para a natureza, onde têm uma nova chance de serem livres em seu habitat natural.
Incrível, não é? O mais legal é que o Refúgio das Aves está aberto ao público, e melhor: a menos de 2 horas de São Paulo. Confira tudo o que sabemos sobre a visita a seguir!
Visite o Refúgio das Aves!
O Refúgio das Aves fica no Parque Três Pescadores, em Aparecida, cerca de 155 km da capital. Inaugurado em meados de 2024, ele ocupa uma área de quase 30 mil m² e, apesar de recente, logo se tornou uma das atrações mais importantes da cidade.
O espaço recebe espécimes resgatados por autoridades ambientais, vítimas de tráfico de animais. Atualmente, ele abriga cerca de 250 animais, em sua maioria aves, como araras da Mata Atlântica que estão em risco de extinção. Mas também iguanas, jabutis, peixeis e cotias, que lá encontram um novo lar temporário até retornarem à natureza.
Ao visitar o Refúgio das Aves, você pode conferir de perto o trabalho de reabilitação dos bichinhos, assim como participar de visitas guiadas e aprender mais sobre eles com a equipe local.
Como visitar?
O Parque Três Pescadores fica em Porto Itaguaçu, s/n, no bairro São Geraldo (Aparecida/SP). O espaço funciona de segunda a quinta, das 9h às 17h; sexta e sábado, das 8h às 17h30 e domingo, das 08h às 16h30. O ingresso para o parque, que dá acesso ao Refúgio das Aves, custa a partir de R$ 9. Mais informações pelo site oficial do Parque.