Você se considera um bom observador de pássaros? O birdwatching é a modalidade de apreciar as aves na natureza. O Brasil é um prato cheio para a prática, pois é o terceiro maior país do mundo com mais espécies de pássaros.
Então, se você deseja descobrir novos lugares ou iniciar o birdwatching, confira nossa lista e aproveite o que há de mais belo na natureza com responsabilidade!
Índice
Itanhaém
A Cachoeira Três Quedas, localizada em Itanhaém, é um ótimo lugar para apreciar os amigos de asa em meio à Mata Atlântica. Por lá, é possível avistar lindas espécies como: sabiá-pimenta, saíra-sapucaia e papagaio-da-cara-roxa. Afinal, esta cidade tem 350 tipos diferentes de aves.
Ribeirão Grande
A cidade interiorana abriga diversos pontos famosos pelos praticantes de observação animal. Eles são:
- Parque Estadual Nascentes do Paranapanema;
- Paraiso Eco Lodge;
- Estrada da Viúva;
- Morro Alto.
Por lá, é possível avistar belíssimos azulões, quero-queros e diferentes tipos de pica-paus e martins-pescador. Além de aproveitar a atividade, você curte um destino relaxante em meio à natureza, que também é uma ótima opção de passeio em família.
Ubatuba
Entre os 332 mil hectares do Parque Estadual Serra do Mar, você encontra o Centro de Observação de Aves Cambucá. Na região, há cerca de 463 espécies registradas, entre elas: papa-moscas-estrela, tuim, sanhaçus e beija-flores e até mesmo a choquinha de peito pintado, que, infelizmente, está ameaçada de extinção.
São Paulo
Quem disse que não é possível avistar lindos pássaros na cidade de São Paulo? Os parques da capital nos proporcionam momentos únicos para deslumbrar a natureza. Confira alguns hot points para birdwatching na capital paulista:
Parque Burle Marx
Se você escolheu o Burle Marx para praticar sua observação, aproveite para retirar um binóculos gratuitamente na administração, disponibilizados durante os dias da semana.
Assim, você estará devidamente equipado para encontrar as 117 espécies de aves que habitam a região. Algumas delas são: gavião-pombo-pequeno (incomum em áreas urbanas), ananaí, quero-quero e garça.
📍Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade
Parque do Carmo
Você não precisa visitar o parque somente na Festa da Cerejeira. A região é ótima para avistar diversas aves, como: irerês, mergulhões, beija-flores e pica-pau-de-cabeça-amarela. São cerca de 157 espécies no local.
📍Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Parque Ibirapuera
Sabiás-laranjeira, garças, beija-flores-tesoura, gaviões, falcões, corujas e mais 231 espécies de pássaros sobrevoam o parque mais querido de SP. A dica para quem vai com o objetivo de observar a fauna é ir ao Viveiro Manequinho Lopes, assim há mais chances de ver as aves mais raras.
📍Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana