A temporada mais florida de São Paulo acaba de começar! Entre os dias 26, 27 e 28 de julho; e 2, 3 e 4 de agosto, o Parque do Carmo recebe a 44ª Festa das Cerejeiras. Então, já pode incluir na sua agenda, afinal, este é um passeio gratuito imperdível!
Além de admirar a beleza das cerejeiras, os visitantes conferem apresentações de danças folclóricas, cantores e bailarinos da comunidade e grupos de Taiko (os tradicionais tambores japoneses). Além disso, o público poder saborear pratos típicos, como: Udon, Yakisoba, Temaki, Tempura, Sushi, o Gyoza, Sakura-moti.
Festa das Cerejeiras
A cerejeira, ou sakura em japonês, é uma árvore símbolo do Japão, e sua floração é muito curta. Por isso, o festival é a única oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa.
A confraternização acontece desde 1981 no Parque do Carmo, e é um sucesso de público todos os anos. O objetivo da festa é mostrar a florada e incentivar os visitantes a apreciarem e contemplarem o belíssimo visual dessa época.
Durante esta época, cerca de 4.000 árvores rosadas floreiam espalhadas por todo o Bosque das Cerejeiras, dentro do parque. Durante o passeio, os visitantes apreciam as flores de cerejeiras, em uma espécie de ritual conhecido como “Hanami“: a arte de observar as fores.
Além disso, em paralelo, acontece também o 4º Festival das Estrelas (Tanabata), quando é possível escrever seus pedidos nas tiras de papel “tanzaku”.
Programação especial no Planetário
Para completar a programação, o Planetário do Carmo também preparou uma surpresa. Isso porque, durante o período da Festa das Cerejeiras, o espaço recebe a sessão “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa”, em diversos horários.
Quem conferiu as Cerejeiras no Parque do Carmo nos últimos anos:
Reunimos alguns lindos registros feitos nas últimas edições da florada. Então, se você também quiser garantir o seu clique, já se programe para conferir a florada em 2024.