×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Bairro da Liberdade: um pedaço do Japão em plena SP

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

bairro liberdade sp

Em grandes metrópoles do mundo, costuma existir sempre um bairro onde a comunidade asiática encontra refúgio. Em SP, esse bairro é a Liberdade, maior  japonesa fora do país.

O bairro da Liberdade é uma região turística da zona central de São Paulo. É conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa no município, comunidade esta que é considerada a maior do mundo fora do Japão.

A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908, com a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos. O início da caracterização da Liberdade como bairro típico do país oriental se deu no ano de 1912, quando os primeiros visitantes começaram a se fixar na Rua Conde de Sarzedas.

Hoje, a Liberdade não é exclusividade dos japoneses. Além deles, coreanos e chineses começaram a ocupar a região e o bairro ganhou status de oriental, e não apenas japonês. Assim, o bairro passou a ser conhecido como o bairro oriental da capital.

Em outros países, essas regiões das cidades são chamadas de Chinatown. Ou seja, uma região urbana que contém uma grande população de chineses dentro de uma sociedade não-chinesa.

bairro liberdade sp
@vidasemparedes

O que fazer por lá

Entre as atrações do bairro estão restaurantes e docerias típicos, além de lojas e livrarias com artigos do Japão e de outros países asiáticos. Outras particularidades que atraem os visitantes são a arquitetura única, que conta com as tradicionais lanternas japonesas que enfeitam a maior parte das ruas da região. Além do grande pórtico (torii) ambos situados na Rua Galvão Bueno.

Outro destaque da região é o Templo Busshinji, representante da comunidade zen-budista de tradição Soto Shu.

Publicidade

bairro liberdade sp
@treccogiulia

São tantas opções que o ideal é possível visitar o Bairro da Liberdade várias vezes e não ver tudo. Para quem gosta de cantar, os tradicionais karaokês japoneses são a melhor opção. O mais famoso é a Choperia Liberdade, que fica lotada nos dias de happy hour e fins de semana.

E o que não pode faltar na visita, é claro, é conhecer a feirinha de rua, que acontece na Praça da Liberdade aos fins de semana. Lá, é possível encontrar decorações, objetos orientais e o melhor da gastronomia de rua.

Além disso, o local também abriga eventos tradicionais como o Tanabata Matsuri (Festa das Estrelas), que acontece em julho. E aí, já visitou a Liberdade?

Foto de capa: José CordeiroSPTuris