Águas de Santa Barbara
A pequena cidade a cerca de 300 km da capital paulista oferece diversas opções de lazer em meio a natureza. No Balneário Mizael Marques Sobrinho, é possível acessar as fontes de águas medicinais da cidade.
De acordo com as informações da Prefeitura de Águas de Santa Barbara, a água alcalino radioativa e medicinal, serve para prevenção e tratamento de varias doenças.
O balneário municipal possui um estrutura que conta com banheiras para tratamentos individuais, ofurô, sauna, piscina interior e exterior. A visitação ao local é gratuita, mas os tratamentos são pagos.
Ao procurar pelas melhores opções de hospedagem, encontrei o Green Village Hotel. O resort conta com estrutura para quem quer desfrutar dos benefícios das águas termais, sem abrir mão do conforto.
Aqui, os hóspedes têm à disposição piscinas, sauna, cachoeira e SPA. Além disso, a água mineral é cortesia da casa.
Águas de São Pedro
O menor município paulista, localizado a 187 km de São Paulo, é um dos onze municípios paulistas considerados como estâncias hidrominerais do estado.
No Balneário Municipal Dr. Octávio Moura Andrade, é possível desfrutar das águas e tratamentos do SPA Thermal. Aqui, são encontradas três tipos de águas: a fonte da Juventude, a fonte Gioconda e a fonte Almeida Salles. Cada uma delas conta com propriedades medicinais e curativas.
Para se hospedar, a minha opção preferida em custo-benefício foi a Piccola Pousada, que conta com 10 suítes, sendo que em algumas é possível levar o seu pet. Além disso, há piscina, jardim interior e café da manhã incluído na pernoite.
Ibirá
Ibirá está a 425km da capital, entre as cidades de Catanduva e São José do Rio Preto. Cinco fontes compõem o conjunto hidromineral das Termas de Ibirá, onde é possível desfrutar de águas minerais vanádicas, alcalinas e bicarbonatadas, entre outras.
Os visitantes usufruem das piscinas, lagos, a pequena ilhota e a mini-península em um espaço que permite uma verdadeira imersão na natureza. Além disso, é possível pagar por serviços como massagem, banhos de imersão e muitos outros.
Achei uma cidade um pouco difícil de encontrar opções de hospedagem, pelo menos online. Nos grandes sites de reserva, encontrei poucas opções e no site da Prefeitura da Cidade, a maioria não tinha site ou fotos (dificultando a escolha), mas você pode dar uma olhada na lista no guia turístico oficial da cidade.
Águas de Lindóia
A 180 km de São Paulo, Águas de Lindóia é considerada a capital termal do Brasil. Por isso mesmo, é a mais conhecida e visitada.
Atualmente, o Balneário Municipal de Águas de Lindóia trabalha não apenas com banhos para tratamentos de mazelas mas também banhos relaxantes e hidratantes, massagens, drenagem linfática, ducha escocesa entre outros serviços.
Para se hospedar, o que não faltam são opções para todos os estilos de viajantes e bolsos. Ou seja, pode procurar sem medo que não vão faltar opções. De qualquer forma, a Pousada Morro Verde me parece a combinação perfeita entre proximidade com o centro e contato com a natureza.
Olímpia
Distante a cerca de 430 km da capital, é em Olímpia que se localiza o parque aquático Thermas dos Laranjais. O parque de águas quentes é o 5º maior do mundo e o mais visitado da América Latina.
Esta é a escolha certa se você tem crianças, porque a estrutura é perfeita para a diversão de todas as idades.
O Wyndham Olímpia Royal Hotels é considerado um dos melhores hotéis de Olímpia. Ele fica em anexo ao Thermas dos Laranjais e possui uma portaria exclusiva de acesso ao parque.