São Paulo pode até ter opções infinitas, mas também bom sair da cidade – nem que seja para sentir falta dela. Mas sabemos que a distância pode ser um empecilho para muitos.
Por isso, selecionamos 10 cidades que ficam até 100 km de São Paulo para você escapar sempre que precisar.
Embu das Artes
Embu das Artes é o paraíso para os amantes de artesanatos por conta da cerca de 800 expositores que trabalham por lá.
Aos fins de semana, a cidade recebe uma média de 15 mil turistas que desfrutam da feirinha de artesanato local. Apesar de estar super perto da capital, Embu das Artes tem aquele clima de cidade de interior. As suas ruas são preenchidas com casinhas históricas e coloridas.
Distância: 25km do centro de São Paulo
Mairiporã
Mairiporã está cercada pela Serra da Cantareira e tem lugares como o Pico do Olho D’Água.
Pela proximidade da capital e pelo contato com a natureza é uma das melhores opções para quem gosta de viajar, mas não quer ir muito longe.
Distância: 26 km do centro de São Paulo
Paranapiacaba
O pequeno distrito de Santo André te transporta ao passado a bordo de uma maria fumaça do século XIX.
Paranapiacaba fica pertinho do centro da capital e é um daqueles lugares que todo mundo deveria visitar.
O distrito surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway. Hoje, a vila mantém seus traços antigos e é como uma verdadeira viagem a bordo da antiga locomotiva a vapor que funcionava lá.
Distância: 62 km do centro de São Paulo
Atibaia
A distância entre São Paulo e Atibaia, além da quantidade de opções de lazer e estadias por lá, é essencial para quando se quer uma escapadinha de fim de semana.
Segundo a Secretaria de Turismo de São Paulo,
Dois pontos turísticos que atraem milhares de pessoas no final de semana, o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e a área do Pouso de Asa Delta, formam um conjunto de atrações com paisagem magnífica, que reúne gastronomia, natureza, trilhas, cachoeiras e a prática de esportes radicais como paraglider, paramotor, asa delta, rapel, entre outros.
Distância: 65 km do centro de São Paulo
Vinhedo
Vinhedo oferece muito mais do que a Festa da Uva e a Festa do Vinho. É na cidade que estão localizados dois dos maiores parques de diversão do país, o Hopi Hari e o Wet’n Wild.
Distância: 67 km do centro de São Paulo
Juquitiba
É proveniente do tupi guarani e significa “terra de muitas águas”. O nome do município seria uma referência à abundância de mananciais existentes na região.
Juquitiba integra uma região rica em nascentes e cursos d’água, o que faz a cidade ser procurada por quem gosta de esportes de natureza.
Distância: 72 km do centro de São Paulo
São Roque
Conhecida como a Terra do Vinho de São Paulo, a cidade é famosa pela sua Rota do Vinho. Um evento no qual os participantes podem passear por adegas, vinícolas e outros estabelecimentos da cidade para conhecer mais sobre a produção da bebida.
Além disso, é possível visitar o Morro do Cruzeiro, o Ski Mountain Park e muito mais.
Distância: 73 km do centro de São Paulo
Guararema
Quem diria que pertinho de São Paulo poderíamos ver e admirar ilhas naturais interligadas por pontes que levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul.
Mas nem só de natureza é feito o turismo em Guararema. Além de paisagens incríveis, a cidade é cheia de história e igrejas tombadas, uma estação ferroviária do século XIX e gastronomia com gostinho de interior.
Distância: 76 km do centro de São Paulo
Cabreúva
Localizada na Região Metropolitana de Jundiaí, Cabreúva é conhecida pelas opções de turismo ecológico e de aventura. Isso porque, a cidade está em uma área de preservação ambiental e oferece cachoeiras, grutas, trilhas para passeios e muito mais.
Além disso, a cidade também conta com atrativos culturais e gastronômicos que levam milhares de paulistanos até lá.
Distância: 78 km do centro de São Paulo
Itu
Que tal pegar um fim de semana e visitar a famosa cidade dos exageros? Itu é um município interiorano cujos principais atrativos são os objetos e bonecos gigantes, desde orelhões e caixa eletrônico até formigas, joaninhas e um sorvete.
Distância: 99 km do centro de São Paulo