
O estado de São Paulo é o segundo maior produtor de morangos de todo o país, atrás apenas do vizinho Minas Gerais. Apesar de não estar no topo do ranking, é uma cidade paulista que recebe o formoso título de capital do morango: estamos falando de Atibaia, a aproximadamente 70km da capital.
O fruto por lá é coisa séria, mas tão séria que existe até uma festa municipal dedicada a ele. Além disso, muitas atrações turísticas estão relacionadas ao morango, tornando-se um verdadeiro paraíso para os amantes da fruta. Se você ficou curioso, trazemos agora algumas das atrações imperdíveis para quem deseja se aventurar por Atibaia. Confira:
O que fazer em Atibaia, a deliciosa capital dos morangos
Festa do Morango de Atibaia e Jarinu
Como citamos anteriormente, morango em Atibaia é coisa séria. A produção na cidade começou há aproximadamente 70 anos atrás, na década de 1950. Na época, muitos imigrantes japoneses chegaram à região e começaram o plantio do fruto para sobreviver. Ademais, imigrantes italianos também foram muito importantes para o estabelecimento da produção.
Hoje em dia, a Associação de Produtores de Morangos de Atibaia contabiliza 180 produtores familiares na cidade, que a colocam como uma das maiores fornecedoras do estado. De curiosidade, houve até um agricultor local que conseguiu criar uma variação de morango branco!
Levando tudo isso em conta, não é de surpreender que a cidade receba anualmente a Festa do Morango. Junto da vizinha Jarinu, Atibaia recebe anualmente uma programação especial com exposição de frutas, artesanato, atrações culturais. E até mesmo eleição da corte do morango, concurso que elege a Rainha, a Primeira e a Segunda Princesas do Morango.
Para quem quiser visitar, em 2024, a festa ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho, 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de julho. A entrada é gratuita.
Festa das Flores e dos Morangos
Em seguida, a cidade também recebe a Festa de Flores e Morangos de Atibaia. De caráter cultural, a festa celebra a chegada da primavera e traz apresentações de dança, teatro, música e artes no geral. Com especial foco na cultura japonesa, cujo papel foi importantíssimo no estabelecimento da produção de morangos da cidade.
A data ainda não foi divulgada, então fique de olho nas redes sociais para conferir novas informações!
Parque Edmundo Zanoni
Este parque traz um belíssimo jardim japonês para apreciação, além de um viveiro de pássaros e lago com pedalinhos para navegar. Dentro do parque ambém há estrutura com playground para as crianças, o Museu de História Natural da cidade e o Salão do Artesão, com exposição de artistas locais.
Visita às plantações e degustação de morangos
Viajar pela capital do morango e não degustar as frutas de lá seria maldade, né? Por isso, um dos passeios mais pedidos por lá são as visitações às plantações de morangos. Uma visita famosa é ao Orquidário Takebayashi, onde os turistas podem colher os morangos que levarão para casa.
Como a época dos morangos é em setembro, este é o melhor mês para fazer a visita.