×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
O Que Fazer

Freguesia do Ó: confira 4 lugares incríveis para conhecer a essência o bairro

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Freguesia do Ó

Principal ponto do bairro, o Largo da Matriz é rodeado por botecos e restaurantes.

A Freguesia do Ó é um dos bairros mais antigos de São Paulo, com mais de 440 anos de história. Por lá, o sempre presente clima de cidade interiorana se mistura à estrutura de uma metrópole moderna. É, definitivamente, um lugar apaixonante.

+ 15 lugares para visitar e curtir a Zona Norte

E se você ainda não conhece o bairro, mas tem vontade de desbravá-lo, aqui vão quatro dicas de lugares imperdíveis para se visitar na Freguesia do Ó.

Largo da Matriz

O local mais famoso da região abriga a Igreja de Nossa Senhora do Ó e mantém tradições antigas, incluindo festas religiosas e feiras de artesanatos. Além disso, é rodeado por bares, botecos e restaurantes badalados.

Uma curiosidade? Este, na verdade, é o segundo Largo da Matriz. O primeiro acabou abandonado após a Igreja Matriz original ser destruída por um incêndio, no ano de 1896. Cinco anos depois, em 1901, eram inaugurados novos largo e igreja, bem maiores que os anteriores.

Onde: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, sem número

Casa de Cultura Salvador Ligabue

A principal casa de cultura do bairro fica localizada bem atrás da Igreja de Nossa Senhora do Ó. Geralmente, oficinas, exposições de arte, apresentações de teatro e shows enchem seus corredores. A infraestrutura do local conta com auditório, salas de atividades, ateliê, mezanino de exposições e área para leitura.

Por enquanto, ainda não há nenhum evento marcado para acontecer por lá, mas vale checar a agenda e o Instagram da casa.

Onde: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215

Publicidade

FrangÓ

Não dá para falar da Freguesia do Ó sem citar um dos botecos mais queridinhos do bairro. Inaugurado em 1987 como rotisseria, ocupa um casarão histórico bem ao lado do Largo da Matriz. Com o tempo, evoluiu para um bar tradicional e descolado, cujo carro-chefe é a deliciosa coxinha de frango. Além disso, o lugar ainda dispõe de carta com cerca de 300 marcas de cervejas.

Onde: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168

Sociedade Rosas de Ouro

Sete vezes campeã do Carnaval de São Paulo, a Sociedade Rosas de Ouro reside na Freguesia! Em época de desfiles, os bares e restaurantes da região ficam lotados de roseiros, que se juntam para ver o desempenho da escola do coração.

Na quadra, a emoção de um ensaio é ímpar, capaz de contagiar até a pessoa menos dançante do rolê. Vale marcar uma visita para depois da pandemia!

Onde: Rua Coronel Euclides Machado, 1066

+ 53 rolês de graça (ou quase) para fazer em São Paulo

Foto de capa: Arthurbeltrame/Wikipedia