A Freguesia do Ó é um dos bairros mais antigos de São Paulo, com mais de 440 anos de história. Por lá, o sempre presente clima de cidade interiorana se mistura à estrutura de uma metrópole moderna. É, definitivamente, um lugar apaixonante.
E se você ainda não conhece o bairro, mas tem vontade de desbravá-lo, aqui vão cinco dicas de lugares imperdíveis para se visitar na Freguesia do Ó.
Largo da Matriz
O local mais famoso da região abriga a Igreja de Nossa Senhora do Ó e mantém tradições antigas, incluindo festas religiosas e feiras de artesanatos. Além disso, é rodeado por bares, botecos e restaurantes badalados.
Uma curiosidade? Este, na verdade, é o segundo Largo da Matriz. O primeiro acabou abandonado após a Igreja Matriz original ser destruída por um incêndio, no ano de 1896. Cinco anos depois, em 1901, eram inaugurados novos largo e igreja, bem maiores que os anteriores.
📍Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, sem número
Casa de Cultura Salvador Ligabue
A principal casa de cultura do bairro fica localizada bem atrás da Igreja de Nossa Senhora do Ó. Geralmente, oficinas, exposições de arte, apresentações de teatro e shows enchem seus corredores. A infraestrutura do local conta com auditório, salas de atividades, ateliê, mezanino de exposições e área para leitura.
📍Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215
FrangÓ
Não dá para falar da Freguesia do Ó sem citar um dos botecos mais queridinhos do bairro. Inaugurado em 1987 como rotisseria, ocupa um casarão histórico bem ao lado do Largo da Matriz. Com o tempo, evoluiu para um bar tradicional e descolado, cujo carro-chefe é a deliciosa coxinha de frango. Além disso, o lugar ainda dispõe de carta com cerca de 300 marcas de cervejas.
📍Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168
Sociedade Rosas de Ouro
Sete vezes campeã do Carnaval de São Paulo, a Sociedade Rosas de Ouro reside na Freguesia! Em época de desfiles, os bares e restaurantes da região ficam lotados de roseiros, que se juntam para ver o desempenho da escola do coração.
Na quadra, a emoção de um ensaio é ímpar, capaz de contagiar até a pessoa menos dançante do rolê.
📍Rua Coronel Euclides Machado, 1066
Praça Flávio Rangel
Curte skate? A praça Praça Flávio Rangel é um prato cheio para os apaixonados pelo esporte. Além de praticar várias manobras, você vai conhecer pessoas que também amam andar sobre rodas.
📍Av. Miguel Conejo, 288