×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos O Que Fazer

Itu: a cidade dos objetos gigantes a 100 quilômetros da capital

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Itu São Paulo

Orelhão, semáforo, joaninhas e um sorvete: tudo é exageradamente enorme por lá.

Que tal pegar um fim de semana e visitar a famosa cidade dos exageros? Localizada a 100 quilômetros de São Paulo, Itu é um município interiorano cujos principais atrativos são os objetos e bonecos gigantes, desde orelhões e caixa eletrônico até formigas, joaninhas e um sorvete.

+ As melhores escapadinhas para hotéis fazenda no interior de SP

O que muita gente não sabe é que toda essa brincadeira começou nos anos 1960, na extinta TV Tupi. Simplício, personagem interpretado pelo ator Francisco Flaviano de Almeida no programa “Praça da Alegria”, era um caipira bastante exagerado.

Sempre que interagia com o apresentador Manoel de Nóbrega, contava vantagens sobre o tamanho dos objetos em sua terra natal. “Conta para eles o tamanho da mandioca lá de Itu”, dizia Simplício à esposa, Ofélia.

A Praça dos Exageros

Os objetos gigantes estão espalhados por boa parte do município, mas vários deles se encontram concentrados na Praça dos Exageros. No local, além de um enorme jogo de xadrez, ainda é possível encontrar formigas e lápis grandalhões e um escorregador em formato de trena. Há também dois bonecos homenageando o personagem Simplício.

Onde: Rua José Maria dos Passos, 200 – Vila Padre Bento, Itu

Publicidade

“Berço da República”

Nos últimos anos do século XIX e início do XX, Itu era considerada a cidade mais rica do estado, visto que era residência de muitos barões do café e autoridades importantes para o país.

Por isso, foi lá que aconteceu, em 1873, a primeira Convenção Republicana do Brasil, a primeira fagulha do movimento que se tornaria a Proclamação da República.

+ Paranapiacaba: a vila inglesa pertinho da capital