×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Paranapiacaba: a vila inglesa pertinho da capital

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

paranapiacaba

O pequeno distrito de Santo André te transporta ao passado a bordo de uma maria fumaça do século XIX.

Paranapiacaba fica pertinho do centro da capital e é um daqueles lugares que todo mundo deveria visitar. O  distrito do município de Santo André surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway. No século XIX, para facilitar o escoamento da produção de café do interior de São Paulo, foi construída a Ferrovia Santos-Jundiaí.

Hoje, a vila mantém seus traços antigos e é como uma verdadeira viagem a bordo da antiga locomotiva a vapor que funcionava lá. A arquitetura inglesa, construída pelos britânicos também foram mantidas e valem a pena de conhecer.  O maquinário do Relógio da Estação Alto da Serra e o Clube União Lyra Serrano são alguns exemplos.

A vila de Paranapiacaba também possui belezas naturais, isso porque fica mesmo no meio da Mata Atlântica e ao redor da vila encontra-se o Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba. O local preserva parte importante da flora e fauna desse bioma e possui trilhas e cachoeiras de fácil acesso.

Um dos jeitos mais legais de conhecer o local é através de um passeio que começa na Estação da Luz, de onde sai um trem, o Expresso Turístico, que leva os passageiros até a cidade.

Um pouco do que você pode ver nessa “cidadezinha” do passado:

Centro de Informações Turística

Foi no período da ferrovia o posto de médico para atendimento dos operários e moradores da Vila. Hoje, é o ponto de encontro e parada obrigatória do turista antes iniciar a visita.

paranapiacaba
Prefeitura de Santo André
Museu Castelo

A construção de 1898 era a casa do engenheiro-chefe da ferrovia. Atualmente, abriga uma exposição permanente com mobiliário e peças que resgatam o modo de vida e trabalho na ferrovia.

paranapiacaba
Prefeitura de Santo André
Clube União Lyra Serrano

Espaço de lazer dos trabalhadores da ferrovia, o prédio foi erguido na década de 1930.

paranapiacaba
Prefeitura de Santo André
Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba

A igreja de Paranapiacaba era originalmente denominada capela do Alto da Serra.

Publicidade

paranapiacaba
Prefeitura de Santo André
Pátio Ferroviário

Relógio da estação, locobreque,  e a ponte. No Pátio Ferroviário encontram-se os principais ícones da Vila de Paranapiacaba,

paranapiacaba
Prefeitura de Santo André
Casa Fox

Duas casas de trabalhadores foram restauradas para divulgar as memórias individuais e coletivas dos moradores locais.

paranapiacaba
Prefeitura de Santo André
Plataforma do Expresso Turístico

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em  2009. O visitante pode apanhar o trem na estação da Luz e curtir o percurso até Paranapiacaba aos domingos.

paranapiacaba
Prefeitura de Santo André
Parque Municipal Natural Nascentes de Paranapiacaba

Atualmente, o parque possui cinco trilhas abertas a visitação: Trilha das Hortências, Trilha dos Gravatás, Trilha da Pontinha, Trilha do Mirante e Trilha da Comunidade, e dois Núcleos de Interpretação Ambiental: Olho D’Água e Tanque do Gustavo.

paranapiacaba
Viagem em Pauta

Foto de capa: Eduardobgatti