Poços de Caldas, em Minas Gerais, é uma cidade que encanta pelas belezas naturais e culturais que oferece. Localizada a 259 km de São Paulo, cerca de 3 a 4 horas de viagem, Poços (como os mineiros gostam de chamá-la) é famosa por suas fontes termais e se destaca como o destino ideal para aqueles que buscam uma viagem tranquila e aconchegante.
Desde as já citadas águas termais até seus belíssimos parques e mirante, a cidade é muito procurada por casais que desejam fazer uma escapada romântica. Mas ela também traz atrações incríveis para grupos de amigos e famílias! Dessa forma, podemos dizer que esse refúgio mineiro é uma ótima opção para todos que buscam uma escapada da capital paulista. Vamos conhecer?
O que fazer em Poços de Caldas?
Tenha um banho relaxante nas águas termais!
Os atrativos mais famosos de Poços são, certamente, as suas termas. As águas locais são ricas em enxofre, dando-lhes efeitos calmantes e medicinais. Dessa forma, a maioria turistas vai à cidade para experimentar os banhos termais e aproveitar serviços de spa.
O local mais famoso da cidade são as Thermas Antônio Carlos, que ficam em um belíssimo prédio de estilo neoclássico. Por lá, os turistas podem aproveitar mais de 30 serviços dentre banhos termais, saunas, tratamentos faciais, terapias holísticas, hidromassagem etc. O local está aberto a visitação, contando também com um delicioso café e uma lojinha que vende produtos mineiros, como cachaças e goiabadas.
Outra opção é o Balneário Dr. Mário Mourão, que está a apenas 500 metros da primeira. Fundado em 1896, é uma das termais mais antigas do país e oferece diversos tipos de banhos e massagem. A cartela de serviços é reduzida em comparação às Thermas, mas os preços são mais em conta. Ou seja, é a melhor opção para quem busca economizar.
Cachoeiras, trilhas e passeios gastronômicos
Outro ponto turístico imperdível de Poços de Caldas é o Cristo Redentor. Localizado no Parque do Cristo, ele oferece uma vista incrível da cidade e da natureza ao redor. Inclusive, de lá de cima é possível ver cidades do estado de São Paulo!
Você pode chegar no Cristo de teleférico, de carro (há um estacionamento pago lá em cima) ou à pé pela Trilha do Cristo, que passa por um trecho de Mata Atlântica. Com 1,15 quilômetro de extensão, ela é um pouco íngreme e tem dificuldade moderada.
Outra dica é o Parque José Affonso Junqueira, que fica ao lado das Thermas Antônio Carlos e guarda uma linda vegetação, sendo parada indispensável para um passeio romântico a dois. Mas por lá também há um parquinho, de forma que torna-se uma atração divertida para crianças e famílias.
Já o Mercado Municipal de Poços de Caldas é o local perfeito para fazer seu estoque de queijos mineiros, cachaças, doces de leite e outros produtos típicos de nossos vizinhos. Ao redor da cidade você também encontra diversas cachoeiras, como a Cachoeira Véu das Noivas e a Cascata das Antas. Ou seja, há roteiros para todos!
Dicas práticas para a viagem
Como Poços de Caldas está a cerca de 4h de São Paulo, recomendamos que você tenha no mínimo dois dias para fazer a viagem. As principais rotas até lá são a Rodovia Fernão Dias (BR-381) ou a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), que garantem uma viagem rápida e confortável.
Se você deseja se desligar um pouco dos automóveis, nossa dica é se hospedar no Centro, próximo ao Parque José Afonso Junqueira. Afinal, a localização lhe permitirá alcançar a maior parte das atrações à pé, desde as termas até o teleférico para o Cristo.
Finalmente, a melhor época para visitar Poços de Caldas depende das suas preferências. O inverno é ideal para quem deseja relaxar nas águas termais, enquanto o verão é perfeito para atividades ao ar livre, como parques e cachoeiras. Já a primavera e outono têm temperaturas amenas, sendo agradáveis para ambos os programas descritos. Assim, independentemente da estação, Poços de Caldas sempre terá algo especial a oferecer!